Qual palavra usar no lugar de orgulho?

Perguntado por: ribrahim . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 20 votos

1 brio, dignidade, valor, honra, honradez, amor-próprio, ufania, pundonor, exaltação, glória.

orgulhoso

orgulhoso (adjetivo) -

Existem dois tipos de orgulho: o Orgulho Autêntico e o Orgulho Arrogante. Orgulho Autêntico é aquele no qual o sucesso é explicado com base no esforço despendido para determinada conquista.

Uma pessoa orgulhosa mostra altivez, soberba, vaidade, arrogância, podendo mesmo revelar desprezo em relação a outra pessoa. Neste caso, o oposto do orgulho é a humildade ou a modéstia. A palavra tem origem no termo orgull que, do idioma catalão, a característica de alguém que tem um conceito exagerado de si próprio.

O contrário de orgulho é: Contrário de vaidade: 1 despretensão, desafetação, despresunção, descontração, naturalidade, simplicidade, singeleza, modéstia, humildade.

Orgulho bem-utilizado
A maneira positiva de usar o orgulho é viver a sua essência, ser o que se é de verdade, sem a ilusão, reconhecendo o seu valor e o manifestando no mundo, fazendo as coisas acontecerem e se bancando.

O orgulho é o pecado universal, o grande vício. Sim, o orgulho é o pecado universal, o grande vício. O antídoto para o orgulho é a humildade — mansidão, submissão (ver Alma 7:23). É o coração quebrantado e o espírito contrito (ver 3 Néfi 9:20; 12:19; D&C 20:37; 59:8; Salmos 34:18; Isaías 57:15; 66:2).

2 vaidoso, arrogante, convencido, esnobe, presunçoso, pretensioso, presumido, pedante, enfatuado, afetado, empertigado, imodesto, insolente, altaneiro, altivo, desdenhoso, espaventoso, filaucioso.

A causa raiz do orgulho é a nossa herança orgulhosa herdada de nossos antepassados, dos nossos pais. Deles nós temos herdado nosso próprio desejo carnal vazio, que anseia a presença do doce hóspede da alma, que é o Espírito Santo de Deus.

Todos somos possuidores de orgulho. Algumas vezes ele nos ajuda na manutenção da autoestima. Mas, ele se torna perigoso quando interfere na qualidade de vida da pessoa e dos que convivem com ela. Há perigo quando o orgulho é alimentado de forma negativa e a pessoa nem percebe que age dessa forma.