Como lidar com egoísmo no casamento?

Perguntado por: ddavila . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Escutar o cônjuge com atenção e sem defesas também é importante. Muitas pessoas acabam escutando o seu parceiro já pensando em justificativas ou em revidar. Em muitas situações, é mais produtivo acolher a necessidade que o outro está trazendo”, conclui a psicóloga.

Conversar a respeito é sempre um caminho muito bem vindo e necessário para tentar amenizar relações conflituosas. Conseguir mostrar com jeito, sem agredir ou acusar, que o outro precisa rever suas atitudes, pois está sendo egoísta, é fundamental para que a relação possa ter uma chance de futuro.

Em um relacionamento com o egoísta, por exemplo, não há troca, reciprocidade e nem retroalimentação. Além disso, está ligado com o ato de pensar/agir exclusivamente pensando em si mesmo, como se o outro não existisse, agindo apenas em benefício próprio.

"O egoísta sempre quer levar vantagem, mesmo que não seja algo tão explícito. É o tipo de pessoa que não empresta. Não abre mão de nada nem ajuda o outro em prol do bom relacionamento e cidadania.

Além da necessidade de permanecer debaixo dos holofotes, a pessoa egocêntrica se preocupa somente com a sua opinião e não costuma ter capacidade de sentir a dor do outro. O mundo gira ao redor dela, portanto, tudo que não estiver ligado a ela é desinteressante.

Para lidar com pessoas arrogantes no trabalho, siga as nossas dicas abaixo!

  1. Combata a arrogância com bom humor. O bom humor desarma as pessoas arrogantes. ...
  2. Não leve a arrogância para o lado pessoal. ...
  3. Ignore tentativas de chamar atenção. ...
  4. Seja um bom exemplo. ...
  5. Exercite a empatia. ...
  6. Saiba quais batalhas deve escolher. ...
  7. Seja assertivo.

Egoísmo: preocupação excessiva com as próprias vantagens à custa das dos outros.

Existem outros fatores que desempenham um papel aqui também. Um fator interessante é que quanto mais tempo uma pessoa é dada para pensar em algo, mais egoísta ela se torna. Se você conseguir que alguém aja espontaneamente, é mais provável que doem dinheiro ou façam um favor a nós ( 2 ).

Agradar, se preocupar e se sacrificar não é amar. Se relacionar com pessoas com características egocêntricas pode ser muito desafiador. No começo você nem percebe e acha legal ter uma pessoa decidida ao seu lado. Além disso, você está tão apaixonada que nem liga para atender aos pedidos do amado ou da amada.

Ele é egoísta: Este tipo de homem caminha à frente da parceira e pensa que ela deve ficar com ele. Gestos como alisar o cabelo para trás muitas vezes, olhar muito fixamente para o seu reflexo no espelho atrás do bar também são sinais indicadores.

Kant distingue três formas de Egoísmo: Egoísmo lógico, de quem não acha necessário submeter seu próprio juízo ao juízo alheio; Egoísmo estético, que se satisfaz com seu próprio gosto; Egoísmo moral, de quem restringe todos os fins a si mesmo e não vê utilidade no que não lhe traz proveito.