Quantos tipos de orgulhoso existe?

Perguntado por: ucapelo . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Existem dois tipos de orgulho: o Orgulho Autêntico e o Orgulho Arrogante.

Na psicologia foram definidos dois tipos de orgulho, o positivo e o negativo. O orgulho positivo é chamado de autoestima e autoconfiança, e o negativo é chamado de soberba.

O orgulho autêntico relaciona-se a sentimentos de alegria e prazer experienciados após se obter sucesso em realizar uma ação. O orgulho arrogante refere-se à dificuldade em admitir erros e a sentimentos de superioridade.

Auto examine com cuidado porque o orgulho se manifesta em mais de 26 formas diferentes. Exercício prático: QUAL ORGULHO EU PRECISO MOER HOJE? Uma grande manifestação do orgulho acontece quando você compra algo que não precisa, com o dinheiro que não tem, para mostrar para alguém que você não gosta, o que você não é.

Uma pessoa orgulhosa mostra altivez, soberba, vaidade, arrogância, podendo mesmo revelar desprezo em relação a outra pessoa. Neste caso, o oposto do orgulho é a humildade ou a modéstia. A palavra tem origem no termo orgull que, do idioma catalão, a característica de alguém que tem um conceito exagerado de si próprio.

O cerne do orgulho é a inimizade para com Deus e para com nossos semelhantes. O orgulho é um pecado muito mal compreendido, e muitos pecam por ignorância (ver Mosias 3:11; 3 Néfi 6:18). Nas escrituras, o orgulho nunca é considerado justo — sempre é pecado.

Causas do orgulho doentio
Psicólogos acreditam que pessoas orgulhosas possuem conflitos internos originados da infância ou de experiências traumáticas em outros momentos da vida. A negligência parental costuma ser o principal motivo para a necessidade desesperadora de compensar qualquer falha ou comportamento negativo.

2 vaidoso, arrogante, convencido, esnobe, presunçoso, pretensioso, presumido, pedante, enfatuado, afetado, empertigado, imodesto, insolente, altaneiro, altivo, desdenhoso, espaventoso, filaucioso.

substantivo masculino Altivez de quem faz alarde de suas próprias qualidades; arrogância. Sentimento de satisfação com os seus próprios feitos e qualidades, ou com as realizações de outra pessoa: tenho muito orgulho do meu filho!

Pessoas que sempre tem razão, não ouvem a opinião alheia, não aceitam estar erradas, se sentem superiores aos demais, são autoritárias, arrogantes e insensíveis, essas são algumas das características de uma pessoa orgulhosa.

O trauma vicário é um processo contínuo de mudança ao longo do tempo que resulta de testemunhar ou ouvir sobre o sofrimento e a necessidade de outras pessoas.

Sentir-se orgulhoso de si mesmo pode ser benéfico, desde que não haja exagero. Dentro dos limites, esse sentimento pode ser entendido como uma qualidade. Nesse caso, o orgulho representa a autoestima, a autoconfiança e a automotivação. Conheça melhor esses benefícios na sequência.