Como definir a palavra orgulho?

Perguntado por: abarros5 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 8 votos

substantivo masculino Altivez de quem faz alarde de suas próprias qualidades; arrogância. Sentimento de satisfação com os seus próprios feitos e qualidades, ou com as realizações de outra pessoa: tenho muito orgulho do meu filho!

Uma pessoa orgulhosa mostra altivez, soberba, vaidade, arrogância, podendo mesmo revelar desprezo em relação a outra pessoa. Neste caso, o oposto do orgulho é a humildade ou a modéstia. A palavra tem origem no termo orgull que, do idioma catalão, a característica de alguém que tem um conceito exagerado de si próprio.

Sentimento de satisfação e valorização: 1 brio, dignidade, valor, honra, honradez, amor-próprio, ufania, pundonor, exaltação, glória.

Existem dois tipos de orgulho: o Orgulho Autêntico e o Orgulho Arrogante. Orgulho Autêntico é aquele no qual o sucesso é explicado com base no esforço despendido para determinada conquista.

O orgulho é o pecado universal, o grande vício. Sim, o orgulho é o pecado universal, o grande vício. O antídoto para o orgulho é a humildade — mansidão, submissão (ver Alma 7:23). É o coração quebrantado e o espírito contrito (ver 3 Néfi 9:20; 12:19; D&C 20:37; 59:8; Salmos 34:18; Isaías 57:15; 66:2).

Vaidade e excesso de autoestima
Uma pessoa que age neste sentido é chamada popularmente de orgulhosa. “Laura é tão orgulhosa que nunca reconhece que está errada; foi ela quem nos deu o endereço errado”. Geralmente o sentido do termo orgulho está relacionado à palavra soberba, utilizada no caso como sinônimo de orgulho.

O orgulho doentio cega a pessoa para as suas verdadeiras limitações, além de passar uma imagem desagradável para os outros. Alimentar esse tipo de orgulho é como viver em relacionamento abusivo consigo mesmo.

Sentimento de satisfação com os seus próprios feitos e qualidades, ou com as realizações de outra pessoa: tenho muito orgulho do meu filho!

Uma pessoa orgulhosa é aquela que apresenta um excesso de confiança em si mesma. Tudo o que ela faz, diz e ele pensa é perfeito. Isso pode soar familiar a todos nós porque, de alguma forma, já nos deparamos com esse perfil em diversas ocasiões ao longo das nossas vidas.

O orgulho se manifesta como:

  • "Sou forte, não preciso de ajuda"
  • Impaciência.
  • Vitimização.
  • Prepotência.
  • Gritar com os outros (é uma mistura de medo e orgulho)
  • Insegurança.

A causa raiz do orgulho é a nossa herança orgulhosa herdada de nossos antepassados, dos nossos pais. Deles nós temos herdado nosso próprio desejo carnal vazio, que anseia a presença do doce hóspede da alma, que é o Espírito Santo de Deus.

2 vaidoso, arrogante, convencido, esnobe, presunçoso, pretensioso, presumido, pedante, enfatuado, afetado, empertigado, imodesto, insolente, altaneiro, altivo, desdenhoso, espaventoso, filaucioso.