Como saber se você está em um relacionamento tóxico?

Perguntado por: hsilveira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Entre os sinais que indicam um relacionamento tóxico, destacam-se a falta de apoio, a comunicação tóxica, ansiedade e medo, além de ciúmes, controle, ameaças, críticas disfarçadas de elogios e outros. Se você está em um relacionamento com alguns desses sinais, esse é o momento de procurar entender o que está havendo.

O comportamento do ser humano pode ser considerado como “tóxico” quando ele toma a forma indesejável de atitudes de desagrado, de violência psíquica, física e emocional, crueldade, negativismo, manipulação, egoísmo, vitimismo etc.

Geralmente, são pessoas que tem com características a agressividade, ciúmes, possessividade, manipulação e desequilíbrio emocional, que tendem a influenciar negativamente as pessoas ao seu redor.

O relacionamento tóxico afeta, de forma negativa, a vida dos indivíduos. Além disso, é importante frisar que a relação abusiva não remete, exclusivamente, à violência ou à agressão física. Há diversas formas de violência, tais como psicológica, emocional, financeira ou sexual.

Se você entendeu que está em um relacionamento tóxico, o primeiro passo é estabelecer limites e acordos através de um diálogo sincero. Busque priorizar a sua saúde física e mental, não hesite em se afastar de uma relação prejudicial pelo tempo que vocês estão juntos ou pelo o que esta pessoa significa para você.

Nos relacionamentos tóxicos, o amor próprio está destruído. A pessoa se subestima, chegando a pensar que não merece mais do que está recebendo. E, por outro lado, a sua confiança em suas habilidades está tão diminuída que ela não consegue enfrentar uma separação.

Em nosso post de hoje você vai ter algumas dicas de como fazer a felicidade durar dentro de uma relação.

  1. 1 – Pare de tentar mudar o outro. ...
  2. 2 – Dê espaço para o outro e tenha o seu. ...
  3. 3 – Não deixe o relacionamento cair na rotina. ...
  4. 4 – Trate o parceiro com respeito. ...
  5. 5 – Façam planos. ...
  6. 6 – Elogie.

Confira os seis comportamentos tóxicos que mais vejo com frequência:

  1. Levar tudo para o lado pessoal. ...
  2. Obcecado por pensamentos negativos. ...
  3. Tratar-se como vítima. ...
  4. Crueldade: falta de empatia ou de se colocar no lugar dos outros. ...
  5. Reação excessiva. ...
  6. Necessidade de validação constante.

A atitude tóxica muitas vezes vem de uma pessoa que amamos, alguém com quem queremos manter a relação. Nessa interação, quem se sente humilhado, envergonhado, irado e culpado, muitas vezes só entende esse sentimento depois. Não é incomum a pessoa levar tempo pra compreender o que ela viveu naquela situação tóxica.

Um relacionamento tóxico é caracterizado pela falta de apoio mútuo, pela competição, desrespeito e, muitas vezes, pelo conflito. Ele mina a sua autoestima, faz você se sentir triste e enche você de culpa.

Você deve insistir em um relacionamento até onde acreditar que ele pode dar certo, respeitando sempre seu amor próprio. Pois se você refletir e chegar a conclusão que está em uma relação onde não há reciprocidade, respeito, crescimento e admiração entre ambos, está na hora de partir para outra.

Normalmente, um dos principais sinais de um relacionamento desgastado é a falta de contato físico. Não tem mais beijos, não tem mais abraços, não tem mais carícias e as relações sexuais não estão entre as prioridades da rotina do casal[IM1] .