Quando se perde a admiração por alguém?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Falta de admiração – Ocorre quando já não se aprecia a vida e as ações do outro. Quando não há admiração mútua do casal, o laço fica enfraquecido. Assim, a relação tende a se deteriorar. Impaciência – A dedicação, tão presente quando se está em um relacionamento amoroso, deixa de existir.

Você consegue amar quem você não admira? Penso que não, pois esses sentimentos andam de mãos dadas e estão interligados em sua essência. Tanto é que casais, na fase do namoro, procuram, a qualquer custo, impressionar positivamente o outro, ressaltando suas virtudes e escondendo seus defeitos.

Perde-se a admiração, perde-se tudo. Ivan Moura - Pensador.

A emoção que a admiração desperta leva ao apaixonamento. Por reconhecer em alguém um valor que nos faz contemplar nossa própria imagem invertida, amamos. Tal como um espelho, o outro representa o que desejamos ser ou somos e por isso este outro se torna objeto de contemplação, admiração.

No catálogo das paixões, construído por René Descartes, a admiração aparece como a primeira paixão. No livro, As Paixões da Alma (1649), o filósofo francês ordenou e enumerou as paixões primárias que fundamentam todas as demais que podemos identificar: a admiração, o amor, o ódio, o desejo, a alegria e a tristeza.

Perder alguém envolve uma fase de profundo sofrimento, que não acaba totalmente quando se passou por todas as fases do luto. Mas é preciso recomeçar, aos poucos. Sua vida continua, e você precisa se ajustar à nova rotina. Não se culpe por seguir em frente, pois é o certo a se fazer.

O que é Admirar:
Admirar é um verbo na língua portuguesa e se refere ao ato de contemplar alguém ou algo com prazer, orgulho e carinho. Este termo também pode ser utilizado quando há uma mistura entre o sentimento de espanto com o de prazer. Exemplo: “O rapaz ficou admirado por ter vencido o concurso”.

Dizemos que a depressão é uma doença silenciosa porque não tem uma fórmula definida para diagnóstico e tratamento. Cada pessoa reage e a manifesta de um jeito. Sendo assim, as causas também variam de acordo com as experiências e histórico de saúde de cada paciente.

Podemos dizer que quando uma pessoa sente um vazio emocional é como se todas as emoções e sentimentos negativos decidissem se unir e tomar conta, e então é nesse momento que tudo perde o sentido.

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto - Psiquiatria Paulista.

O amor

O amor é de todas as paixões a mais forte, pois ataca simultaneamente a cabeça, o coração e os sentidos. Aprendi que o sentimento do amor não é mais nem menos forte conforme as idades, o amor é uma possibilidade de uma vida inteira, e se acontece, há que recebê-lo.

Relacionamento sem reciprocidade é quando seu parceiro não vibra por você. A pessoa que você ama não se alegra com suas conquistas, te inferioriza, e não quer evoluir com você. Não há elogios sinceros, críticas construtivas e vontade de estar em sua companhia.

O gostar tem a ver com o ser e o admirar com o fazer, não há nada de errado com um ou o outro, mas a diferença é importante de ser ressaltada porque muitas vezes a pessoa usa uma estratégia de admiração querendo atingir o gostar e não se dá conta de que são elementos diferentes.

Apego pode parecer um sentimento possessivo e muito relacionado ao controle do outro, mas, na verdade, um de seus vieses é a manutenção do relacionamento. Os amores, sejam os relacionados à amizade, à família ou ao lado romântico, possuem o apego como característica em maior ou menor grau.

Se o amor é verdadeiro, ele vai respeitar o seu tempo e as suas decisões e você jamais vai se sentir pressionada a agir de uma forma determinada, verdade respeita seu tempo e suas decisões e não vai te pressionar para fazer coisas que sejam contra a sua natureza ou que você pode ainda não estar pronta para fazer.

Mas quando deve ser dito? Não há regra, embora seu conselho seja dizer quando você realmente quer dizer. Isso pode ser depois de dois meses ou doze, mas o momento importa menos do que a autenticidade do sentimento e o compromisso de acompanhá-lo.