Quando o ciúme se torna doentio?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 14 votos

O ciúme doentio gera necessidade de posse e controle do seu parceiro e, principalmente, o controle do comportamento e dos sentimentos daquela pessoa. Sendo assim, acaba causando sofrimento tanto para a pessoa que está sentindo quanto à pessoa que virou a vítima deste sentimento.

O ciúme é considerado normal quando transitório e baseado em fatos reais. Quando é algo imaginário, sem controle e acompanhado de um desejo obsessivo de controle total sobre os sentimentos e comportamentos do outro, ele pode ser considerado um ciúme patológico.

Pode e também é conhecida como “Síndrome de Otelo”, a doença de Debbi. Inspirada em Otelo, consagrada obra de William Shakespeare na qual o personagem principal, possuído por um ciúme doentio, mata sua esposa, Desdêmona, a síndrome tem como principal sintoma o delírio de que o parceiro (a) está sendo infiel.

Ciúme exagerado
Esse sentimento acontece em maior intensidade do que quando o ciúme é normal, e causa muita tristeza e desconforto para a pessoa que o sente. Geralmente, o ciúme exagerado é causado pela insegurança, baixa autoestima, depressão ou ansiedade.

Por exemplo, uma pessoa muito ciumenta tem frequentemente pensamentos do tipo: “ele pode me trocar por outra pessoa”, “meu parceiro deve estar escondendo algo de mim”, “ele vai me deixar”. Quanto mais vida a pessoa dá a esses pensamentos, mais ansiosa e desconfiada ela pode ficar.

O ciúmes possessivo já carrega a sua definição no próprio nome: é uma sensação ativada pela necessidade de posse de algo ou alguém, engatilhando uma onda de emoções avassaladoras e, muitas vezes, problemáticas.

Veja em seguida como lidar com o ciúme excessivo.

  1. Sempre invista no diálogo sincero. A terapia online já tomou o espaço da terapia presencial. ...
  2. Desenvolva a autoestima. ...
  3. Faça terapia de casal. ...
  4. Aprenda que cada pessoa é livre. ...
  5. Não se apegue a experiências do passado.

Você sabe o que é o ciúme retroativo? Também conhecido como "Síndrome de Rebeca", o problema consiste em uma situação em que o indivíduo sente ciúmes do passado de seu parceiro amoroso.

O ciúme serve para mostrar a importância da pessoa amada, mas se exagerado pode provocar o efeito inverso e afastar o parceiro. Muitas pessoas dizem que o ciúme faz parte de um relacionamento, o problema é quando ele se torna rotineiro, exagerado e começa a provocar sofrimento, prejudicando o namoro ou o casamento.

É preciso, então, estar atento para identificar se é necessário procurar ajuda. Para saber quando este sentimento passou dos limites considerados sadios, deve-se observar se a rotina do ciumento tem sido prejudicada por sua tentativa de averiguar o que o outro está fazendo constantemente.

  1. Desconstrua a ideia de que ciúme é prova de amor – “Quem ama cuida”, diz um dos ditados favoritos dos ciumentos de plantão. ...
  2. Tenha uma conversa franca – ...
  3. Não torne um hábito se justificar por tudo – ...
  4. Seja coerente – ...
  5. Dependendo do caso, procure ajuda médica –