Quais são os genes dominantes?

Perguntado por: imorgado5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 15 votos

Os genes dominantes são aqueles que determinam uma característica hereditária mesmo quando em dose simples nos genótipo. Ou seja, eles determinam seu caráter mesmo na ausência de seu alelo dominante. Eles são classificados em: Dominante Homozigoto (puro), representado pelas letras maiúsculas, AA, BB, VV.

Nos estudos genéticos os genes dominantes de um indivíduo homozigoto puro é representado pelas letras maiúsculas, a exemplo de AA, BB, VV. Nos estudos genéticos os genes dominantes de um indivíduo heterozigoto híbrido é identificado através da representação de uma letra maiúscula e uma minúscula, como Aa, Bb, Vv.

Dominante: O gene dominante é aquele que determina uma característica, mesmo quando em dose simples nos genótipo, como é o caso dos heterozigotos. Recessivo: é o gene que só se expressa quando em dose dupla, pois na presença de um dominante, ele se torna inativo, como é o caso dos heterozigotos.

Dominância completa, incompleta e codominância.

Os alelos dominantes são aqueles que expressam seu fenótipo mesmo em dose simples, ou seja, em homozigotos e heterozigotos. Dessa forma, a resposta correta para essa questão é a letra d.

É necessário ter em mente que existem genes dominantes, por um lado, e genes recessivos, por outro. Os primeiros são “mais fortes”, de tal forma que eles representam maior probabilidade de determinar certas características.

Em organismos homozigotos, temos “AA” ou “aa”. Já organismos heterozigotos são “Aa”. É importante salientar que para representar o heterozigoto, deve-se usar a letra maiúscula antes da minúscula.

O que são os genes recessivos? Os genes recessivos são aqueles que encontram-se escondidos quando em par com os genes dominantes. Para que uma característica hereditária recessiva seja aparente no fenótipo é necessário haver um par de genes recessivos.

AA (homozigoto dominante), Aa (heterozigoto) e aa (recessivo), por exemplo. O gene recessivo, mesmo quando aparece na condição heterozigota, não se expressa. Isso pode nos dar a impressão que o gene dominante inibe o seu funcionamento.

Um gene dominante é aquele que se expressa mesmo em dose simples, ou seja, mesmo que esteja em heterozigose.

A dominância é um tipo de interação de alelos de um mesmo gene, na qual o fenótipo de um de um alelo mascara o segundo alelo no mesmo locus.

Os alelos dominantes são aqueles que se expressam tanto em homozigose quanto em heterozigose, já os recessivos se expressam apenas em homozigose. Hoje em dia é bem clara a ideia de que as características de cada ser vivo são determinadas pelos genes, uma sequência de nucleotídeos localizada no DNA.