O que é variação fenotípica e qual sua origem?

Perguntado por: rparis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 9 votos

É o organismo como um todo que contribui para as gerações seguintes, ou seja, a seleção natural afeta a estrutura genética indiretamente, através da contribuição dos fenótipos.

Como exemplo de características fenotípicas, podemos citar a cor das flores, a cor do pelo de um animal, a cor dos cabelos de uma pessoa, entre outros. Características não visíveis, mas verificáveis, como o tipo sanguíneo de uma pessoa, também são características fenotípicas.

Entre os componentes da variância fenotípica o mais importante é a variância aditiva por referir-se aos efeitos aditivos dos genes. Indica quanto da variação fenotípica que é de origem genética. h2 < 0,1 ⇒ baixa (≠ ambientais mais importantes). 0,1 < h2 < 0,3 ⇒ média (≠ genéticas e ambiente ≅).

O conceito de fenótipo está relacionado com as características externas, ou seja, o fenótipo determina a aparência do indivíduo (em sua maioria, as características observáveis), resultante da interação do meio em que este organismo vive e de seu conjunto de genes (genótipo).

A variação genotípica é usualmente dividida em componentes genéticos aditivos e não-aditivos, figurando entre os últimos a variância de dominância, causada pela interação de alelos no mesmo loco, e a variância epistática que se deve a interações de alelos de locos diferentes.

Fenocópia é o indivíduo cujo fenótipo, originado por influências principalmente ambientais, é idêntico ao fenótipo produzido por um determinado genótipo, de certo modo mimetizando um fenótipo produzido por um gene.

Nestes casos observamos dois tipos de fenótipos: o fenótipo dominante, no qual o fenótipo representa o genótipo que contém o alelo dominante; e o fenótipo recessivo, que representa o homozigoto para o alelo recessivo.

Relação entre fenótipo, genótipo e meio ambiente
Basicamente, o fenótipo pode ser influenciado pelo genótipo, embora não exclusivamente. Outros fatores como alterações epigenéticas, por exemplo, podem influenciar em como o genótipo levará à manifestação de um determinado fenótipo.

Para o cálculo do número de fenótipos, utilizamos: número de fenótipos = número de genes + 1. Utilizando os dados do exemplo anterior, temos como 7 o número de fenótipos possíveis. Ex: Cor da Pele.

Fenótipo é um importante conceito adotado em Genética e costuma ser definido como o conjunto de características observáveis de um organismo. Nesse sentido, incluem-se nesse conjunto as características morfológicas e fisiológicas de um indivíduo.

A diferença entre genótipo e fenótipo está no fato de que o genótipo refere-se aos genes, e o fenótipo, às características físicas, morfológicas e comportamentais. Alguns termos em Genética são extremamente importantes para a compreensão dessa disciplina.

Nos seres humanos, o genótipo é formado por uma combinação entre os genes do pai e da mãe. Imagine, por exemplo, que uma mulher apresente pigmentação normal da pele, mas que possua um gene para o albinismo, sendo ela, portanto, Aa. Quando nos referimos aos genes que ela possui, referimo-nos ao seu genótipo.

O genótipo é definido como a composição genética de um indivíduo, ou seja, o conjunto de todos os genes daquele organismo. O gene, por sua vez, pode ser definido como uma sequência específica de nucleotídeos do DNA que armazena as informações hereditárias.

O genótipo diz respeito à informação presente no genoma de um indivíduo. Diferentemente do fenótipo, ele não é observável e raramente sofre alterações. O fenótipo, por sua vez, depende de uma combinação entre nosso genótipo e o ambiente e pode ser definido como as características observáveis de um indivíduo.

Seleção Fenotípica Individual
É a seleção baseada unicamente no desempenho do próprio indivíduo a ser avaliado. O animal é selecionado para a característica desejada, com base no seu valor fenotípico para esta característica.