Qual é a função do cromossomo 9?

Perguntado por: eamorim . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

São eles os responsáveis por controlar as funções do organismo e conter informações específicas que revelam todo o funcionamento do nosso corpo, desde a cor dos olhos até a nossa estatura, por exemplo.

A trissomia do cromossomo 9 é uma condição genética rara, que apresenta como principais características microcefalia, assimetria facial, cabelos finos, pescoço curto, hipertelorismo, assimetria das mãos, pés e mãos cianóticos, unhas displásicas, anomalias cardíacas, hipoplasia de esmalte, fenda palatina e micrognatia.

Trissomia 9 é uma anomalia cromossômica caracterizada no cromossomo 9, pode ou não apresentar mosaicismo. Os sintomas variam, mas geralmente ocorrem deformações no crânio e no sistema nervoso, e ocorre retardo mental. Problemas cardíacos, nos rins e no sistema osteomuscular podem ocorrer.

Resposta: Cristiane, a inversão pericêntrica do cromossomo 9 é uma variação cromossômica equilibrada , a qual é comum na espécie humana , e não há comprovação científica de infertilidade feminina, mas sim podendo ter relação com aborto espontâneo , em casos de pacientes com trombofilia.

Um cromossomo pode ser demarcado ao longo de seu comprimento em milhares de regiões chamadas de genes. A função dos cromossomos é controlar as funções das células. Além disso, eles carregam as informações genéticas de um indivíduo, através dos genes.

Um cromossomo é dividido em eucromatina, ou seja, a região codificante do material genético e a heterocromatina, em que não tem material codificante. O aumento da heterocromatina ou sua diminuição é quando na avaliação ao microscópio, a heterocromatina encontra-se aumentada, formando dois cromossomos heteromórficos.

Pesquisas anteriores feitas por vários cientistas apontaram as regiaµes do cromossomo 8 como sendo importantes tanto na formação normal do cérebro, quanto para algumas variações de desenvolvimento, como o tamanho pequeno da cabea§a ou cra¢nio e diferenças faciais.

A trissomia 13 é uma doença cromossômica causada pela existência de um cromossomo 13 a mais que provoca incapacidade intelectual grave e anomalias físicas.

O indivíduo com Síndrome de Down possui 47 cromossomos, sendo o cromossomo extra ligado ao par 21. Esta alteração genética pode se apresentar de 3 formas: Trissomia 21 padrão Cariótipo: 47XX ou 47XY (+21) O indivíduo apresenta 47 cromossomos em todas as suas células, tendo no par 21 três cromossomos.

A Síndrome de Down (SD) ou trissomia do cromossomo 21 é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária. Os portadores da síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21 (o menor cromossomo humano), possuem três.

As células somáticas do corpo humano apresentam 46 cromossomos, incluindo 22 cromossomos autossômicos e 2 cromossomos sexuais. No caso dos homens, um X e um Y, (XY) e nas mulheres dois X's (XX). A diferença desses cromossomos é responsável pelas características que definem o sexo masculino e feminino.

O exame do cariótipo é realizado por meio da coleta de sangue. A partir dela, algumas células são colocadas em cultivo até atingirem a etapa do ciclo celular conhecida como metáfase — fase em que o material genético está bem condensado e os cromossomos são mais facilmente visíveis.

Um gene no cromossomo 7 codifica a produção de uma proteína chamada regulador de condutância transmembranosa da fibrose cística (CFTR).

O cromossomo 4 contém regiões genômicas que influenciam a memória e a emocionalidade em fêmeas.

"O cromossomo 6 é muito rico em genes imunológicos. Esses são genes que nos dão proteção contra patógenos", disse Stephan Beck, chefe do sequenciamento genômico humano no Sanger Centre, em Cambridge, Reino Unido. "Eles basicamente determinam se você sobrevive ou não quando é for contaminado por bactérias ou vírus."