Como é chamado o homem que não pode ter filhos?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 13 votos

Já o homem estéril é aquele que não pode ter filhos de jeito algum. As duas condições são diferentes, mas estão diretamente relacionadas porque, na maior parte dos casos, a esterilidade é a consequência final da infertilidade.

No rol de motivos que levam à infertilidade masculina estão disfunções hormonais, infecções genitais, causas congênitas e fatores como uso de anabolizantes, tabagismo, consumo de maconha, cocaína e exposição à radiação, a temperaturas elevadas e à poluição ambiental.

Já a esterilidade é a impossibilidade em produzir gametas (óvulos e espermatozóide). Assim, podemos dizer que um casal é infértil quando há diminuição das chances da gravidez, que podem ser auxiliadas por tratamentos de reprodução assistida, e que é estéril quando há impossibilidade de gerar filhos.

Conceitualmente, infertilidade é o quadro de dificuldade para engravidar reversível, ou seja, após realizar tratamentos, o casal consegue chegar a uma gestação com nascimento.

Se você está há mais tempo sem ejacular, por exemplo, ele pode ficar mais espesso. Se você ejaculou há pouco tempo, ele pode ficar mais fluido, mais transparente. Essas alterações de cor e padrões são normais.

Descubra a seguir os principais testes de fertilidade que vão ajudar no diagnóstico.

  1. Ultrassom transvaginal. ...
  2. Espermograma. ...
  3. Dosagem hormonal. ...
  4. Histeroscopia diagnóstica.

espermograma

O espermograma é a pedra angular e principal teste laboratorial envolvido na investigação da fertilidade. Os principais parâmetros analisados são concentração, morfologia e motilidade dos espermatozóides, além das características gerais da amostra, como aspecto, cor, viscosidade, volume e pH.

Espermograma
Ele avalia a concentração, a motilidade e a morfologia dos espermatozoides.

Atualmente, podemos dizer que em praticamente todos os casos, a infertilidade feminina tem cura com ajuda das técnicas de reprodução assistida – RSP (relação sexual programada), IA (inseminação artificial) e FIV (fertilização in vitro) –, principalmente se a mulher puder contar com seus próprios óvulos para engravidar.

As cirurgias são opções de tratamentos para infertilidade masculina que podem ser indicados em casos de: varicocele; elevada fragmentação do DNA espermático; reversão de vasectomia quadros de azoospermia não obstrutiva; quadros de obstrução do sistema reprodutor masculino.

Teoricamente, não há limite para o número de filhos que um indivíduo pode gerar.