Quais traços da personalidade podem ser definidos pela genética?

Perguntado por: ebelem8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

GENÉTICA. Estima-se que de 30% a 60% das características de personalidade sejam hereditárias, de acordo com estudos recentes. Já foram identificados genes associados à extroversão, agressividade, ao perfil antissocial, à depressão e a transtornos alimentares.

Pode-se afirmar que variações da personalidade também podem ser passadas de pais para filhos nessa mistura de influência genética e ambiental, mas ainda há muito a ser investigado. Ao que tudo indica, mesmo traços tênues são reflexos de variações cognitivas e de personalidade recebidas dos pais.

Embora existam uma infinidade, pesquisadores acreditam que existam cinco traços de personalidade essenciais. Entre eles estão extroversão, agradabilidade, abertura, conscienciosidade e neuroticismo. As características foram atribuídas em 1970 por dois times conduzidos por quatro pesquisadores.

Um traço é alguma característica geneticamente determinada e com frequência é determinada por mais de um gene. Alguns traços são provocados por genes com mutações que são herdados ou que resultaram de uma nova mutação genética.

No Brasil, os cinco fatores básicos desse modelo têm sido chamados de Extroversão, Neuroticismo, Socialização, Realização e Abertura à experiência, embora a literatura internacional tenha apontado algumas divergências em relação aos nomes.

Inclui múltiplas variáveis, tanto ambientais quanto sociais, as relacionadas às nossas experiências e, é claro, as genéticas. Portanto, a resposta para essa pergunta, a priori, é afirmativa: herdamos a personalidade da nossa família, mas apenas alguns traços, apenas algumas pinceladas.

Como saber quem tem a genética mais forte? O teste de compatibilidade genética é um importante exame que pode detectar o risco de transmissão de doenças genéticas recessivas e monogênicas hereditárias dos futuros pais para o bebê. É importante saber também sobre a existência dos genes dominantes e dos genes recessivos.

No total, estes testes estão tentando descobrir o quanto seu comportamento varia de alto para baixo nos cinco traços que incluem: Abertura, Conscienciosidade, Extroversão, Agradabilidade e Neuroticismo.

Os cinco traços amplos de personalidade descritos pela teoria são: extroversão, amabilidade, abertura, conscienciosidade e neuroticismo. As teorias de traços de personalidade há muito tentam definir exatamente quantos traços de personalidade existem.

Nas últimas décadas, os psicólogos chegaram a cinco traços de personalidade que podem ser utilizados para caracterizar todos os indivíduos:

  • Abertura;
  • Escrupulosidade;
  • Extroversão;
  • Amabilidade;
  • Neuroticismo.

Além da hereditariedade, as questões ambientais também exercem influência na formação e definição das nossas características. São duas forças atuando na formação da personalidade das pessoas. Nenhuma é predominante e ambas atuam em conjunto para que os traços de comportamento se manifestem”, conta Anjos.

A Genética é a ciência da hereditariedade. Ela estuda o que são os genes, como eles transmitem as informações e como elas são passadas adiante, para a próxima geração, por meio da reprodução. A informação genética de um organismo é denominada genoma, e ele é organizado em cromossomos.

GENÉTICA. Estima-se que de 30% a 60% das características de personalidade sejam hereditárias, de acordo com estudos recentes. Já foram identificados genes associados à extroversão, agressividade, ao perfil antissocial, à depressão e a transtornos alimentares.

A hereditariedade estabelece os limites na amplitude de desenvolvimento de característica; dentro dessa amplitude, as características são determinadas por forças ambientais. A hereditariedade nos proporciona talentos que uma cultura ou mundo externo pode ou não recompensar e cultivar.

Traços centrais
Em suma, são os principais adjetivos que você pode usar para descrever a personalidade de outra pessoa. Termos como: “criativo“, “honesto”, “tímido” e “tranquilo” são considerados exemplos de traços centrais.