Quais os dois tipos de fatores influenciam o fenótipo?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 4 votos

Basicamente, o fenótipo pode ser influenciado pelo genótipo, embora não exclusivamente. Outros fatores como alterações epigenéticas, por exemplo, podem influenciar em como o genótipo levará à manifestação de um determinado fenótipo.

O fenótipo de um organismo é resultado da interação de seu genótipo com o ambiente no qual se encontra. Dessa forma, as características de um mesmo organismo podem ser diferentes caso ele se encontre em ambientes muito distintos.

Exemplos de fenótipo são o formato dos olhos, a tonalidade da pele, cor e textura do cabelo, dentre outros. Exemplos de fenótipos. Como dito, o fenótipo depende, também, da interação do meio com o organismo. Um exemplo disso é a alteração na coloração da pelagem das patas de alguns animais.

O genótipo diz respeito à informação presente no genoma de um indivíduo. Diferentemente do fenótipo, ele não é observável e raramente sofre alterações. O fenótipo, por sua vez, depende de uma combinação entre nosso genótipo e o ambiente e pode ser definido como as características observáveis de um indivíduo.

Fenótipo é o conjunto de traços (observáveis ou que podem ser mensurados) de um indivíduo, como características físicas, bioquímicas, fisiológicas e comportamentais.

Dominante: O gene dominante é aquele que determina uma característica, mesmo quando em dose simples nos genótipo, como é o caso dos heterozigotos. Recessivo: é o gene que só se expressa quando em dose dupla, pois na presença de um dominante, ele se torna inativo, como é o caso dos heterozigotos.

O que é Fenótipo? Fenótipo nada mais é que o conjunto de características que cada indivíduo tem. Altura, tipo de cabelo, textura de pele, cor dos olhos, tamanho do nariz são exemplos de sinais particulares que facilmente observamos nas pessoas. Tecnicamente, na biologia, esses atributos recebem o nome de fenótipo.

O fenótipo pode ser definido como a expressão dos genes juntamente às modificações decorrentes de sua interação com o meio.

Fenocópia é o indivíduo cujo fenótipo, originado por influências principalmente ambientais, é idêntico ao fenótipo produzido por um determinado genótipo, de certo modo mimetizando um fenótipo produzido por um gene.

O genótipo é definido como a composição genética de um indivíduo, ou seja, o conjunto de todos os genes daquele organismo. O gene, por sua vez, pode ser definido como uma sequência específica de nucleotídeos do DNA que armazena as informações hereditárias.

O genótipo é a constituição genética total de um organismo, ou seja, é a sequência de nucleotídeos do DNA. Já o fenótipo é a expressão de uma característica, que depende do genótipo e do ambiente, que são as circunstâncias ao redor de um organismo ou grupo de organismos e que afetam o seu crescimento e desenvolvimento.

A diferença entre genótipo e fenótipo está no fato de que o genótipo refere-se aos genes, e o fenótipo, às características físicas, morfológicas e comportamentais. Alguns termos em Genética são extremamente importantes para a compreensão dessa disciplina.

ATENÇÃO: Diferentes genótipos podem dar origem ao mesmo fenótipo. Isso acontece porque existem genes dominantes e genes recessivos. Os genes dominantes expressam seu fenótipo mesmo quando ocorrem em dose única.

No caso da avaliação de PPI, a Comissão de Diversidade Étnica averiguará, exclusivamente, critério fenotípico, isto é: traços físicos negroides (como: cor de pele, características da face e textura do cabelo) que demonstrem a percepção social sobre o(a) candidato(a) preto(a) ou pardo(a).