O que causa uma doença genética?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 6 votos

Uma doença genética é aquela causada por uma alteração no nosso DNA. Esta alteração pode ser por conta de apenas uma troca de base dentre as 3 bilhões de bases existentes no genoma ou mesmo a presença de um cromossomo inteiro a mais.

A fibrose cística é uma das doenças genéticas mais comuns e apresenta herança recessiva. Os genes são transmitidos pelos pais, entretanto eles não manifestam a doença. São apenas portadores. Essa enfermidade compromete o funcionamento dos aparelhos digestivo e respiratório, e das glândulas sudoríparas.

As doenças genéticas podem ser transmitidas através dos genes de geração para geração, mas nem sempre elas se manifestam em todos os indivíduos da família.

Já as condições hereditárias são aquelas herdadas entre as gerações. Essas condições podem fazer parte da genética familiar e, por este motivo, são hereditárias. Algumas condições genéticas podem ser hereditárias em algumas situações e não hereditárias em outras. Um exemplo é o câncer.

O teste é realizado a partir de um exame de exoma (sequenciamento genético) com uma amostra de sangue, em que os genes que produzem proteínas relacionadas a doenças são sequenciados, com o intuito de identificar possíveis mutações que apontem a probabilidade de desenvolver determinadas patologias.

Estas são algumas das doenças genéticas mais raras:

  • Doença de Gaucher. Genética e hereditária, essa doença causa alterações no fígado e no baço. ...
  • Angioedema hereditário. ...
  • Síndrome de Chediak-Higashi. ...
  • Doença de Pompe. ...
  • Síndrome de Hermansky-Pudlak. ...
  • Síndrome Ehlers-Danlos. ...
  • Doença de Fabry.

A fibrose cística atinge cerca de 70 mil pessoas em todo mundo, e é a doença genética grave mais comum da infância. No Brasil, estimativas do Ministério da Saúde apontam que uma em cada 25 pessoas carregam o gene da doença.

Assim, através do teste genético é possível prevenir patologias, aumentando a expectativa e a qualidade de vida quando se integra um tratamento direcionado. Ou seja, por meio dos nossos hábitos é possível modular os genes.

Doença congênita não é sinônimo de doença genética ou de doença hereditária. O termo congênito significa “o que nasceu com uma pessoa, o que é inato”. Uma doença congênita pode ser identificada antes mesmo do nascimento.

Doenças genéticas são causadas por alterações que acometem os genes ou cromossomos. Os genes são feitos de DNA, material que contém informações para o funcionamento das células e que determinam as características pessoais de cada indivíduo, como cor do cabelo e dos olhos.

Hereditariedade ou Herança Genética é o mecanismo biológico através do qual as características de cada ser vivo são transmitidas de uma geração para outra. Envolve processos genéticos, uma vez que o meio de transmissão das informações de um indivíduo a outro é o gene.

As mutações genéticas representam alterações em um gene ou cromossomo específico. Como mencionado, nem sempre caracterizam uma síndrome ou doença, podendo ser irrelevante para a vida do paciente observado.

Os padrões clássicos de herança para distúrbios monogênicos são: autossômico dominante, autossômico recessivo, dominante ligado ao X, recessivo ligado ao X e ligada ao cromossomo Y.

– Quais tipos de câncer podem ser hereditários? Há diversas alterações genéticas ou síndromes que podem ocasionar o surgimento de lesões tumorais, entre as mais comuns, está a mutação no gene BRCA1 e BRCA2 que aumentam a chance de desenvolvimento de câncer de mama, ovário, próstata e pâncreas.

O exame genético
Os resultados têm o potencial de confirmar, descartar ou levantar suspeitas a respeito de alguma condição genética. Ele pode ajudar a determinar as chances de o indivíduo desenvolver determinada doença ou de passá-la para outras gerações. Atualmente, existem mais de 77 mil tipos de testes genéticos.