Qual o cromossomo da mãe?

Perguntado por: rteixeira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 4 votos

O óvulo da mãe sempre tem um cromossomo X (feminino), mas o espermatozoide pode ter tanto o cromossomo X (feminino) quanto o cromossomo Y (masculino).

Pareamento. Exceto por algumas células (por exemplo, espermatozoides e óvulos ou glóbulos vermelhos), o núcleo de cada célula humana normal contém 23 pares de cromossomos, totalizando 46 cromossomos. Normalmente, cada par consiste em um cromossomo proveniente da mãe e um do pai.

cromossomo X

Um exemplo básico disso é que é o espermatozóide que determina o sexo do bebê. Isso porque a mãe sempre oferece o cromossomo X, enquanto o pai oferece o X ou o Y.

Filhos herdam as informações genéticas dos pais e, a partir destes dados, desenvolvem suas próprias características. Basicamente, metade do material genético vem da mãe e outra metade do pai.

A falta do cromossomo Y também tem sido associada a doenças cardíacas e Alzheimer, mas não havia nenhum estudo que confirmasse ou ligasse diretamente essa perda com a ocorrência do câncer. Agora, evidências apontam que esse cromossomo ajuda as células cancerígenas a escaparem do sistema imunológico.

Os óvulos e espermatozoides têm, cada um, 23 cromossomos - conjunto denominados de cariótipo. Durante a fecundação eles se unem e totalizam 46, ou seja, são formadas 23 partes que recebem o nome de homólogos. Já as células formadas por cromossomos são denominadas de diploides (2n).

Acredita-se que uma criança possua 50% do DNA de cada um dos pais. No entanto, os genes masculinos são mais agressivos que os femininos. Portanto, normalmente, existem 40% de genes da mãe e 60% do pai.

Analisando as estatísticas, as chances de se ter um menino ou uma menina são quase as mesmas e não há evidência médica sugerindo que podemos influenciar nisso.

O fato é que cada mãe tem 50% de probabilidade de ter um menino ou uma menina em cada gravidez, inclusive em famílias com tendência a ter mais homens ou mais mulheres.

Estudo revela que crianças herdam inteligência a partir das mães e não dos pais. Estima-se que 40 a 60 por cento da inteligência seja hereditária. Existe atualmente uma explicação científica que mostra que a inteligência é herdada pelas crianças através dos genes das mães.

Segundo o especialista, o pai, ou representante masculino, passa para o filho apenas uma das cópias dos seus genes, assim como a mãe. Então, se os genes herdados tenderem a compor a "paleta de cores" mais claras, o filho terá uma cor de pele mais clara que a dos pais.

Como saber quem tem a genética mais forte? O teste de compatibilidade genética é um importante exame que pode detectar o risco de transmissão de doenças genéticas recessivas e monogênicas hereditárias dos futuros pais para o bebê. É importante saber também sobre a existência dos genes dominantes e dos genes recessivos.