Quais são os fonemas vocálicos?

Perguntado por: anogueira3 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 20 votos

São sete os fonemas vocálicos na língua que, com base no parâmetro da altura, podem ser assim distribuídos: uma vogal baixa, /a/, como em casa; quatro vogais médias, sendo duas média-baixas /ɛ, ɔ/, como em bela e bola, e duas média-altas /e, o/, como em dedo e doce; e duas vogais altas, como em fila e fumo.

Classificação dos Fonemas
As vogais são fonemas pronunciados sem obstáculo à passagem de ar, permitindo que o som saia livremente. Exemplos incluem palavras como 'pato' e 'bota'.

Quais são os fonemas?

  • Vogais: são representadas por A, E, I, O e U;
  • Semivogais: são representadas pelos fonemas /i/ e /u/. Essa classificação ocorre quando há o encontro vocálico entre duas ou mais vogais. ...
  • Consoantes: são representadas pelas letras B, C, D, F, G, J, K, L, M, N, P, Q, R, S, T, V, W, X, Z.

Os fonemas da língua portuguesa são classificados em: Vocálicos: sons produzidos sem que o ar, ao sair da garganta, encontre obstáculos.

O que são fonemas:
Por exemplo, na linguagem oral as palavras “manto” e “canto” se distinguem apenas pelos fonemas “m” e “c”. Em português, por exemplo, os sons "p" e "b" em "pala" e "bala" são dois fonemas diferentes, enquanto na palavra "dedo" o som do primeiro e do segundo "d" são alofones.

três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato. Os encontros vocálicos podem ser classificados como ditongo, tritongo ou hiato. O encontro vocálico acontece quando uma palavra tem o som de duas ou mais vogais em sequência na palavra.

Encontros vocálicos são encontros de vogais ou semivogais, sem consoantes intermediárias. Eles acontecem na mesma ou em outra sílaba e são classificados em: ditongo, tritongo e hiato.

Os fonemas da Língua Portuguesa classificam-se em vogais, semivogais e consoantes.

Para muitos estudiosos no assunto, são 7. São elas: [a], [Ɛ], [e], [i], [ɔ], [o], [u]. [Ɛ] se lê “é”, como na palavra “pé”. E o [e] se lê “ê”, como na palavra “carnê”.

Cachorro: 8 letras e 7 fonemas. Assunto: 7 letras e 6 fonemas.

Veja outros exemplos: Água = /agua/rós pronunciamos a letra “u”, ou então teríamos / aga/. Temos, em “água”, 4 letras e 4 fonemas.

Em “flores”, há 6 letras e 5 fonemas.

(E) manhã ( ) 7 letras, 7 fonemas.

O número de fonema e letra de uma palavra nem sempre vão se iguais, por exemplo, a palavra hoje é formada por quatro letras (h / o / j / e), mas ela possui três fonemas (/ho/ /j/ /e/). Na palavra sapo a letra S é representa pelo fonema /s/, entretanto na palavra casa essa mesma letra representa o fonema /z/.