O que significa cada modo verbal?

Perguntado por: odavila . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Os modos verbais são as diferentes maneiras que um fato pode se realizar. Os modos dos verbos são o Indicativo (indica um fato certo, concreto), o Subjuntivo (indica um fato duvidoso, hipotético) e o Imperativo (indica uma ordem, proibição, pedido).

Na nossa Gramática, os Tempos verbais são: Presente, Pretérito e Futuro. Os tempos servem para indicar as formas, os estados ou fenômenos demonstrados pelos verbos. Já os Modos verbais compõem os tempos verbais nos modos: Indicativo, subjuntivo e imperativo.

Modos verbais se classificam em indicativo, subjuntivo e imperativo, os quais possuem características diferentes.

Note que, no caso do modo indicativo, espera-se que a ação verbal tenha acontecido ou que aconteça de fato. No caso do modo subjuntivo, os acontecimentos são considerados menos certos de ocorrer. No modo imperativo, há um pedido ou uma ordem, que pode ser tanto algo positivo quanto negativo.

Os modos verbais são: indicativo, subjuntivo e imperativo. Eles indicam se os verbos manifestam certezas, possibilidades ou ordens.

O modo imperativo é usado para expressar ações que se exige do interlocutor, por meio de ordens, pedidos, sugestões ou conselhos. Por se tratar de um modo verbal com a função de impelir ações a outra(s) pessoa(s), o modo imperativo não é conjugado na 1ª pessoa do singular (“eu”).

O modo subjuntivo costuma ocorrer em ações verbais consideradas suposições ou hipóteses ainda não tidas como reais ou verossímeis no contexto empregado. Portanto, o modo subjuntivo é usado especialmente em contextos que denotam ordem, desejo, aprovação, proibição ou admiração.

Exemplos de uso do modo imperativo

  • Pare com essa brincadeira.
  • Jogue o lixo fora, por favor.
  • Resolva esse problema rápido.
  • Vai fazer o dever de casa.
  • Sai da frente!
  • Para!

O modo subjuntivo apresenta três tempos verbais simples:

  • Presente do subjuntivo;
  • Pretérito imperfeito do subjuntivo;
  • Futuro do subjuntivo.

O modo indicativo manifesta ações habituais, bem como expressa tanto fatos presentes, como passados ou futuros. Exemplos: Caminho todas as manhãs. (acontece) Caminhei ontem à noite. (aconteceu)

No modo indicativo, as ações verbais são tidas como reais, verossímeis ou certas de terem ocorrido ou de ocorrer em momento presente ou futuro. O modo indicativo apresente seis tempos verbais: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

O subjuntivo é um modo verbal. Os modos verbais indicam a forma como os verbos são utilizados, posicionando o falante em relação à ação verbal, conforme o sentido que o verbo pretende transmitir. Além do modo subjuntivo, existem outros modos verbais, como o modo indicativo e o modo imperativo.

Os tempos verbais do modo indicativo são: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

O pretérito indica passado. No modo indicativo, ele é usado para situações acabadas, para situações inacabadas ou para situações anteriores a outras já passadas. Assim, existem três tipos de pretérito: pretérito perfeito, pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito.