Quando usar errata e retificação?

Perguntado por: ltrindade6 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 8 votos

errata: é necessária quando o autor percebe o erro depois que o material já foi divulgado, seja por meio impresso ou eletrônico. É comum em editais públicos ou de concursos; retificação: é uma alteração do edital que afeta a publicação e pode ser utilizado antes mesmo da publicação ser realizada.

A errata deve indicar o erro e qual sua correção. É importante seguir as regras determinadas pela ABNT, especialmente se a errata for necessária em um trabalho acadêmico. A norma estabelece que a errata seja inserida logo após a folha de rosto do trabalho.

Sendo assim, a única forma de corrigir o equívoco é adicionando uma folha avulsa ou encartada, indicando o erro e fazendo a sua correção. Portanto, se você tiver errado os dados de alguma informação ou se houver muitos erros gramaticais na sua pesquisa, não pense duas vezes, e inclua a errata de TCC!

Retificar tem diferentes sentidos, mas o mais usado deles é quase o oposto de ratificar: significa corrigir algo, emendar. Observe, porém, que o verbo, em sentido secundário, é também variação da palavra reto e, nesse caso, significa por em linha reta, endireitar, colocar algo em ordem, consertar.

Errata são correções feitas em materiais escritos, como livros, manuais ou obras científicas. É um termo oriundo do latim. A inclusão de uma erratas em determinada obra, se faz necessária quando o autor da obra admite oficialmente que houve um erro, e que não foi modificado durante as correções.

Segundo a Norma Brasileira 14724, da ABNT, a errata é a “lista dos erros ocorridos no texto, seguidos das devidas correções” e é assim que deve ser representada. A errata deve ser feita em uma folha separada, posicionada logo depois da folha de rosto do trabalho.

3 sinônimos de errata para 1 sentido da palavra errata: Documento com indicação dos erros de uma obra: 1 corrigenda, ressalva, emenda.

3 dicas valiosas para realizar a revisão de trabalhos acadêmicos

  1. Corrigir os erros ortográficos ao fazer uma Revisão de Trabalhos Acadêmicos. Analise o trabalho acadêmico e procure, especificamente, esses tipos de erros. ...
  2. Atentar-se à coesão e coerência do texto. ...
  3. Observar a formatação do texto.

O processo de retificação nada mais é do que corrigir as irregularidades que as peças apresentam em sua superfície, ou seja, a ação é destinada a oferecer à peça um acabamento tanto fino quanto exato das dimensões que são necessários para a execução de determinada atividade.

Retificar é o oposto de ratificar e significa emendar, ajustar ou corrigir. Por sua vez, ratificar significa validar, confirmar, comprovar, etc. Para que você entenda melhor a diferença entre ratificar e retificar, preparamos alguns exemplos.

Retificar significa corrigir, emendar, endireitar alguma coisa. Geralmente, utilizamos esse verbo no sentido de corrigir alguma coisa. Exemplos: Gostaria de retificar meu comentário anterior porque creio ter sido mal compreendido.

errata {feminino}
erratum {subst.} Aliás, na errata relativa a este ponto, consta um erro particularmente desagradável. expand_more By the way, an irritating error has crept in to the erratum, where the experience of the pilot is referred to.

Errata são correções de erros identificados num documento publicado em qualquer meio (impresso e/ou online). A publicação de erratum é necessária quando o(s) autor(es) do livro/capítulo identificam um ou mais erros após o livro/capítulo estar publicado.

A folha de aprovação é um elemento pré-textual do TCC localizada após a folha de rosto e antes da dedicatória. De forma geral, é o local em que as professores membros da banca examinadora e o orientador registram a nota que conferiram ao trabalho acadêmico seguida das respectivas assinaturas.