Porque Deus é um substantivo concreto?

Perguntado por: ucarvalho8 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Deus insere-se no grupo dos substantivos concretos, aqueles que «designam os seres propriamente ditos, isto é, os nomes de pessoas, de lugares, de instituições, de um género, de uma espécie ou de um dos seus representantes», conforme diz a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de C.

Deus é substantivo concreto! Concreto não é somente o que pode ser tocado. Substantivos concretos nomeiam seres que têm existência própria, ou seja, que não dependem de ninguém ou de outro ser para existir.

Substantivo concreto é a classe dos substantivos que designa coisas palpáveis, como pessoas, objetos, animais e lugares. Ou seja, ele nomeia tudo aquilo que é possível “ver” ou “tocar” concretamente. Por exemplo: livro, lápis, gato, anjo, faca, fada.

Substantivo Concreto é um tipo de substantivo que designa seres ou objetos reais. Representa seres com existência própria (cadeira, mesa, gato, mulher, homem) e que não dependem de outros para existirem.

A palavra “anjo”, por exemplo, é um substantivo concreto, porque mesmo que não seja possível “pegar” em um anjo, existe uma imagem concreta desse substantivo, isto é, quando pensamos em “anjo”, a imagem do que imaginamos ser um anjo vem à nossa cabeça.

Deus insere-se no grupo dos substantivos concretos, aqueles que «designam os seres propriamente ditos, isto é, os nomes de pessoas, de lugares, de instituições, de um género, de uma espécie ou de um dos seus representantes», conforme diz a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de C.

Aquilo que tem existência real, não abstrata. adjetivo Que existe de forma material, opondo-se ao que é abstrato.

Exemplos de substantivos concretos: Objetos: mesa, tapete, colher, televisão, celular, … Pessoas: mãe, pai, homem, mulher, Paula, Rodrigo, médica, motorista,… Lugares: Brasil, Rio de Janeiro, Copacabana, África, Marte,…

Concreto ou abstrato: substantivo concreto quando não depende de outro ser vivo para existir ou se materializar (mesmo que na imaginação); substantivo abstrato quando é dependente de outro ser vivo para existir. Exemplo: “estante” é um substantivo concreto, enquanto “amor” é um substantivo abstrato.

O substantivo beleza designa uma qualidade. Substantivo Abstrato é aquele que designa seres que dependem de outros para se manifestar ou existir. Pense bem: a beleza não existe por si só, não pode ser observada. Só podemos observar a beleza numa pessoa ou coisa que seja bela.

São exemplos de substantivos concretos palavras como:

  • Brasil;
  • garrafa;
  • comprimido;
  • rama;
  • cachorro.

Substantivo primitivo: é aquele cujo nome não se origina de outro nome. Por isso, é um nome que pode originar outros nomes. Substantivo derivado: é aquele cujo nome origina-se de outro. Essa origem dá-se comumente por meio do radical de um substantivo primitivo.

De acordo com o que está definido na Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, a palavra dinheiro é um substantivo concreto.

Na gramática, saudade é substantivo abstrato, tão abstrato que só existe na língua portuguesa.

O que é Abstrato:
É o que só existe na ideia, no conceito. Em filosofia, abstrato é toda representação que não corresponde a nenhum dado sensorial ou conceito. É aquilo que é de compreensão difícil. No sentido figurado, abstrato significa distraído, absorto.

Substantivo abstrato é aquele que nomeia uma ação, qualidade, sentimento, sensação ou estado. Já o substantivo concreto faz referência a coisas concretas (reais ou imaginárias), como objetos, lugares ou indivíduos.