Quais são as desvantagem da CIPA?

Perguntado por: eAvila . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 2 votos

Assim, a empresa fica propensa a ações trabalhistas e processos judiciais. Além disso, caso uma fiscalização ocorra, todos os pontos nos quais a lei não é cumprida serão levados em conta. A não constituição da CIPA pode ser um desses pontos.

De acordo com as normas da CLT, em especial ao artigo 165, se o funcionário membro da CIPA cometer qualquer falta grave prevista, poderá sofrer sanções de justa causa. Entretanto, cada caso é analisado pelas empresas, que tomam a decisão de punir ou não, o funcionário com este tipo de desligamento.

Arranjo físico inadequado, iluminação inadequada, probabilidade de incêndio e explosão, eletricidade, máquinas e equipamentos sem proteção, armazenamento inadequado, quedas e animais peçonhentos.

Não é tarefa do cipeiro fiscalizar se os colegas estão ou não usando os equipamentos de segurança. Lembre-se: isso é o que a empresa quer que você faça. O cipeiro eleito deve estar sempre atento às irregularidades no ambiente de trabalho e nunca, jamais, fazer conchavos com o patrão.

Como foi dito acima, a indenização padrão para todos os empregados que forem demitidos é equivalente aos dias que faltam para terminar o período de estabilidade, com 100% do seu salário.

O que o cipeiro ganha é estabilidade – uma garantia de manutenção no emprego”, esclarece a advogada Renata Nantes, da Có Crivelli Advogados. Esse benefício dura dois anos – um, durante o exercício do mandato, mais um ano depois do término. Quando ele se reelege por mais um ano, ganha outro período de estabilidade.

Quem participa da CIPA tem estabilidade
Ou seja, nesse período, o colaborador não pode ser demitido de seu cargo e, mesmo que ele abdique do cargo dentro da CIPA durante o período do mandato, essa estabilidade continua vigente.

As cinco classificações são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.

  • Riscos físicos. ...
  • Riscos Químicos. ...
  • Riscos Biológicos. ...
  • Riscos Ergonômicos. ...
  • Riscos Acidentais.

O Campo de aplicação é ampliado – NR 5.2.1 As organizações e os órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como os órgãos dos Poderes Legislativo, Judiciário e Ministério Público, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, devem constituir e manter CIPA.

NuBio

  1. Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ...
  2. Riscos ergonômicos. ...
  3. Riscos físicos. ...
  4. Riscos químicos. ...
  5. Riscos biológicos.

Uma das principais vantagens na profissão de cipeiro é a estabilidade do cargo, já que o integrante da CIPA eleito pelo trabalhador não pode ser demitido do registro da candidatura à participante da Comissão até um ano após o término do mandato, conforme já explicamos anteriormente.

No entanto, os representantes eleitos pelos empregados possuem estabilidade a partir do momento que registram sua candidatura até um ano após o fim do mandato – e, portanto, só podem ser demitidos em situações que se configure a justa causa (nesse caso, porém, há um procedimento especial para apurar a “justa causa”, ...