O que prometer na CIPA?

Perguntado por: ioliveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

Os membros da CIPA devem ser comprometidos com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador, tal como participar e ajudar na organização de eventos, campanhas, mobilizações, nos programas de SST, etc.

- Buscar formas de aproximar os funcionários do dia a dia da CIPA – não somente entrar em contato quando acontece algum acidente; - Promover a cultura da segurança, preservar a saúde e a integridade e inovar para obter melhor qualidade de vida.

EXEMPLOS DE ASSUNTOS A SEREM DISCUTIDOS NA REUNIO DA CIPA:
- Elaborao de Mapa de Risco. - Elaborao de planos e procedimentos de trabalho que possibilitem um trabalho seguro. - Medidas de controle de riscos necessrias e avaliaes de prioridades em se tratando de Segurana e Sade no Trabalho.

A seguir, você confere algumas dicas para ter sucesso na sua função.

  1. Ajude a criar boas campanhas. ...
  2. Incentive a participação nos treinamentos. ...
  3. Aposte na ginástica laboral como um momento de descontração. ...
  4. Motive os colaboradores e mostre a importância da saúde mental.

Sendo assim, de forma geral as principais atividades da CIPA são todas focadas na saúde, segurança e bem-estar.

“Quero ser cipeira, pois me preocupo com o bem-estar e a integridade física dos trabalhadores. Irei discutir e relatar as condições de risco a fim de reduzi-los e/ou eliminá-los; assegurar a integridade física, zelar, proteger e garantir a saúde e a segurança no ambiente de trabalho.

O principal objetivo da CIPA é inspecionar e evidenciar nos ambientes de trabalho os riscos à saúde e segurança das pessoas. É uma comissão que deve solicitar, planejar, implantar e manter medidas preventivas que eliminem ou reduzam os riscos.

Cipeiro (a) é o (a) porta-voz dos trabalhadores porque conhece o ambiente de trabalho, vive a rotina , sabe dos riscos, das necessidades de melhoria na empresa, e sabe que a postura crítica e o trabalho em equipe faz repensar hábitos, rotinas e atitudes do ser humano diante dos acidentes de trabalho.

Uma das principais vantagens na profissão de cipeiro é a estabilidade do cargo, já que o integrante da CIPA eleito pelo trabalhador não pode ser demitido do registro da candidatura à participante da Comissão até um ano após o término do mandato, conforme já explicamos anteriormente.

Em outras palavras, o cipeiro pode: (i) renunciar ao seu cargo na CIPA, perdendo, assim, sua estabilidade, tornando possível a sua demissão sem justa causa, sugerido invocar a assistência sindical; (ii) pedir demissão, renunciando seu direito à estabilidade de forma expressa, por sua livre e espontânea vontade, com a ...

Os membros eleitos pelos empregados, titulares e suplentes, para compor a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, possuem estabilidade no emprego desde o registro da sua candidatura até 1 (um) ano após o fim do seu mandato, nos termos do art.

O benefício da estabilidade é concedido a todos os membros eleitos pelos empregados. Dessa forma, presidente, vice-presidente e suplentes possuem o direito de estabilidade por dois anos, em que dispensas sem justa causa são consideradas arbitrárias.

O item 5.4.12 traz a seguinte redação: “é vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção da CIPA desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato”.

5.1 A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

O mapa de riscos deve ser elaborado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), em conjunto com os colaboradores envolvidos com os processos em questão. A elaboração deve ser orientada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).