Qual o mito mais antigo do mundo?

Perguntado por: bgarcia . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 11 votos

c) A Epopeia de Gilgamesh é a história mais antiga do mundo. Quanto tempo ela tem? Que civilizações surgiram na região onde ficava Uruk? A Epopeia de Gilgamesh foi escrita em tabletes de argila.

Lenda aborígene pode ser história mais antiga conhecida pela humanidade | Super.

6 mitos da antiguidade que foram explicados cientificamente

  • A caverna dos sonhos esquecidos. ...
  • O desaparecimento de Teonimanu. ...
  • Vampirismo no céu coreano. ...
  • Os fogos de Queensland. ...
  • O peixe-gato da desgraça. ...
  • As lágrimas de Pele.

A religião védica, a mais antiga do mundo – Também chamada de vedismo, essa religião é politeísta (ou seja, tem vários deuses) e foi levada ao Vale do Indo pelos arianos, povo seminômade provavelmente originário da Ásia Central, em meados do segundo milênio antes de Cristo.

A Epopeia de Gilgamesh

A Epopeia de Gilgamesh é um antigo poema épico mesopotâmico, escrito pelos sumérios em algum momento em torno de 2000 a.C. Essa história narra os feitos de Gilgamesh, rei de Uruk, em sua procura pela imortalidade. Ela é considerada a obra de literatura mais antiga da humanidade.

Boitatá

Boitatá Provavelmente a lenda indígena mais antiga do Brasil, tendo inclusive sido descrita por José de Anchieta em 1560, a história do Boitatá conta sobra uma cobra de fogo que protege e mata quem desrespeita os animais e as florestas.

Curupira

1. Curupira. A Lenda do Curupira, de origem incerta, mas conhecida em todo o Brasil, narra a história de uma criatura que guarda a floresta, além de fazer muitas travessuras. De acordo com a lenda, o Curupira tem os pés virados para trás e sua existência explica o desaparecimento de caçadores.

Mito do lendário Odisseu
Odisseu, o rei de Ítaca, é provavelmente o herói mais famoso de todos os tempos. Sua história é um mito com monstros, azar e muita aventura. A história de Odisseu é na verdade a longa viagem de um homem que tem apenas um objetivo, voltar à sua amada terra natal e sua família.

Sendo assim, destacaremos abaixo algumas das mitologias mais conhecidas: Mitologia Grega. Mitologia Egípcia. Mitologia Nórdica.

Os mitos primários são: saci, mula-sem-cabeça, lobisomem, curupira, caipora. Os secundários, segundo o mesmo autor, compreendem gerais: boitatá, mãe-do-ouro, minhocão, etc., e regionais: corpo seco, porca de sete leitões, mão-de-cabelo, cavalo branco, etc.