O que são lipídios e qual a sua função?

Perguntado por: oparis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 19 votos

Presentes em diversos alimentos, de origem animal ou vegetal, as moléculas de gordura, também chamadas lipídios ou lípidos, fornecem energia ao corpo humano, além de contribuírem para a absorção de algumas vitaminas, entre outras funções orgânicas.

Lipídios são moléculas orgânicas importantes para os seres vivos e que funcionam como reserva energética, isolante térmico, impermeabilizante, entre outras funções.

Podemos classificar os lipídios em três grupos: simples, compostos e derivados. Os lipídios simples são aqueles que, quando sofrem hidrólise (quebra de uma molécula pela água) total, originam somente ácidos graxos e álcoois. Como exemplo temos gorduras, óleos e ceras. Os lipídios são moléculas insolúveis em água.

Os lipídios, também conhecidos como gorduras, são muitas vezes desprezados pelas pessoas. Porém, eles são a principal forma de armazenamento de energia no corpo, sendo acumulados no citoplasma das células de gordura, as chamadas células adiposas.

São classificados como simples, complexos, os precursores e seus derivados. Assim, nesta revisão será abordado a classificação, as principais funções gerais dos lipídeos e alguns de maior destaque: os ácidos graxos e seus derivados; os triacilgliceróis; as ceras; os fosfolipídeos; os esfingolipídeos e os isoprenóides.

A gordura é tão essencial para o organismo quanto as proteínas e os carboidratos. Os alimentos que contêm gorduras são uma fonte importante de energia e desempenham funções estruturais e metabólicas fundamentais, incluindo armazenamento de energia e impermeabilização e isolamento térmico do corpo, por exemplo.

Existem quatro tipos principais de lipídios. São eles: glicerídios, cerídeos, fosfolipídios e esteroides.

Os lipídios são encontrados tanto em alimentos de origem vegetal quanto em alimentos de origem animal. Como exemplo de alimentos ricos em lipídios, temos: abacate, castanha, amêndoas, carnes vermelhas gordas, ovos, manteiga, queijos amarelados, margarina, azeite, peixes, chocolates, entre outros.

Os lipídios são as gorduras que os alimentos apresentam e que trazem benefícios para a saúde, especialmente aqueles que tem origem vegetal e animal. O consumo dos lipídios auxilia no desenvolvimento e manutenção no organismo, atuando como reserva de energia, isolante térmico e no auxílio na absorção de vitaminas.

Ocorre a degeneração da retina, causando cegueira (este quadro clínico é similar à retinite pigmentosa. leia mais ). O sistema nervoso central pode ficar lesionado, provocando perda da coordenação (ataxia) e incapacidade intelectual.

O aumento deste tipo de gordura pode levar a coronariopatia, hipertensão, diabetes leve do tipo II, níveis mais altos de ácido úrico e chegar a desenvolver a Síndrome Metabólica. Portanto a atenção à alimentação é uma das maneiras mais eficientes de reduzir e até mesmo normalizar seus níveis.

O perfil lipídico, também conhecido lipidograma, é um grupo de testes capaz de determinar a quantidade de lipídios, isto é, moléculas gorduras, na circulação sanguínea. Normalmente, o exame é solicitado para avaliar o risco de doença cardíaca coronária.

Reserva de energia, isolante térmico, ácidos graxos, componente das membranas celulares, transporte de nutrientes e vitaminas lipossolúveis, isolante que permite a condução do impulso nervoso, protege contra impactos, precursor de hormônios, melhora sabor e textura de alimentos.

A terceira fonte abrange os níveis profundos e espirituais da própria consciência, que, com o exercício da aspiração, o homem vai pouco a pouco penetrando. Começa então absorver, a princípio inconscientemente, energias de qualidade ainda superior às acima descritas.

Tipos de lipídios

  • os lipídios mais simples são os triglicerídeos, ou triacilgliceróis. ...
  • os fosfolipídios, ou fosfoglicerídios, resultam da união de lipídios com fosfato. ...
  • os esterídeos ou esteróis são grupos mais complexos de lipídios. ...
  • os cerídeos, por sua vez, têm função protetora e impermeabilizante.

Características gerais dos lipídios
São substâncias cuja característica principal é a insolubilidade em solventes polares e a solubilidade em solventes orgânicos (apolares), apresentando natureza hidrofóbica, ou seja, aversão à molécula de água.