Onde os lipídios são armazenados no corpo humano?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 3 votos

Os lipídios, também conhecidos como gorduras, são muitas vezes desprezados pelas pessoas. Porém, eles são a principal forma de armazenamento de energia no corpo, sendo acumulados no citoplasma das células de gordura, as chamadas células adiposas.

fígado

Eles podem ser encontrados na forma de gordura (estado sólido) ou óleo (estado líquido). Os triglicerídeos são considerados um dos lipídios mais importantes para o corpo humano. Uma parte dele é obtida através da ingestão de alimentos e outra parte produzida pelo corpo, principalmente no fígado.

A principal forma de armazenamento de lipídios é em triglicerídios (TGs), compostos apolares formados por três cadeias de ácidos graxos ligados a uma molécula de glicerol.

Os lipídios apresentam várias funções, destacando-se:
→ Composição das membranas biológicas: Todos os tecidos apresentam lipídios em sua composição, uma vez que a membrana das células é formada por fosfolipídios.

Devido à sua natureza hidrofóbica, os lipídios, após sua absorção, são transporta- dos no plasma pelas lipoproteínas – partículas formadas por uma capa hidrofílica consti- tuída por fosfolipídios, colesterol livre e proteínas, envolvendo um núcleo hidrofóbico que contém TAG e colesterol esterificado (CONSENSO, 1996).

O perfil lipídico, também conhecido lipidograma, é um grupo de testes capaz de determinar a quantidade de lipídios, isto é, moléculas gorduras, na circulação sanguínea. Normalmente, o exame é solicitado para avaliar o risco de doença cardíaca coronária.

Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes), isolante térmico (mamíferos), além de colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios).

Pg. 808. Como vimos, os lipídios não são metabolizados em todas as células, mas sim principalmente pelas células do fígado e coração. No fígado os ácidos graxos e o glicerol são metabolizados, sendo que o glicerol entra na via glicolítica enquanto que os ácidos graxos são convertidos em acetil-CoA.

O mais conhecido motivo é o fato de que as gorduras conseguem armazenar, na estrutura química, valores superiores a duas vezes mais energia do que a mesma quantidade em massa de polissacarídeos.

Por fim, é importante mencionar que os lipídios, em especial os fosfolipídios, são produzidos no retículo endoplasmático liso.

O metabolismo lipídico refere-se à síntese e degradação de lipídios nas células. Esse metabolismo envolve a decomposição ou armazenamento de gorduras (para obtenção e estoque de energia) e a síntese de lipídios estruturais e funcionais, como os envolvidos na construção das membranas celulares.

O retículo endoplasmático está relacionado com diversas funções na célula. Dentre elas, podemos citar a produção de lipídios e proteínas que ocorre na membrana dessas organelas. Além disso, essa estrutura armazena cálcio, servindo como uma fonte de armazenamento intracelular.

Após a sua digestão, as gorduras se transformam em triglicerídeos, os quais são “empacotados” nos quilomícrons, e são transportados pelo corpo. É na forma de triglicerídeos, também, que ficam armazenados no tecido adiposo, como forma de estoque de energia.