Quais palavras se refere ao tipo de mito?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos
  • mito.
  • sonho.
  • lenda.
  • mitologia.
  • quimera.

heróicos, criação, morte, missa, culto, linguagem, batismo, e dharmscakra ...

Os mitos são classificados de duas formas: mitos cosmogônicos e mitos de origem. Os primeiros estão relacionados a eventos que explicam o surgimento do universo, enquanto os mitos de origem explicam o surgimento de um local ou de uma tradição.

Sua origem, do grego mythos, tem como significado narrar, contar, anunciar... O mito, portanto, constitui-se como uma narração de alguma coisa a alguém. Essa narração é sempre de uma história sagrada, de um tempo primordial, inflamada aos ouvidos dos poetas por musas que, ao cantar, transmitem as verdades absolutas.

Alguns exemplos de mitos:
Mito de Cronos - sobre o tempo e o nascimento dos deuses. Mito de Pandora - sobre a primeira mulher, a curiosidade humana e o surgimento dos problemas no mundo (semelhante à passagem bíblica sobre Adão e Eva). Mito de Orfeu e Eurídice - sobre o destino e a morte.

Em outros termos, o mito narra como, graças às façanhas dos Entes Sobrenaturais, uma realidade passou a existir, seja uma realidade total, o Cosmo, ou apenas um fragmento: uma ilha, uma espécie vegetal, um comportamento humano, uma instituição.

Os mitos do folclore brasileiro são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através das explicações científicas, criavam mitos com o objetivo de dar sentido às coisas do mundo.

Os mitos atuais, na sua grande maioria, não possuem uma coerência entre si. Dentro dessa reflexão analisaremos a ligação que o mito tem com a explicação da realidade e de como ele une determinados grupos, os quais encontram no mito um ponto em comum e um retorno ao início, aos tempos primordiais.

Faz parte da tradição oral, e vem sendo contada através dos tempos. Usam fatos reais e históricos para dar suporte às histórias, mas junto com eles envolvem a imaginação para “aumentar um ponto” na realidade. Fazem parte da realidade cultural de todos os povos.

4 fantasia, imaginário, mentira, quimera, sonho, utopia.

Os mitos primários são: saci, mula-sem-cabeça, lobisomem, curupira, caipora. Os secundários, segundo o mesmo autor, compreendem gerais: boitatá, mãe-do-ouro, minhocão, etc., e regionais: corpo seco, porca de sete leitões, mão-de-cabelo, cavalo branco, etc.

Os mitos de criação são os que surgem nas sociedades, antes da Ciência, para contar como o universo, o planeta ou aquele povo surgiu. No início tudo era um sonho. O mundo estava nu e frio. A Serpente Arco-Íris dormia debaixo da terra com todas as tribos de animais na barriga.

Mito do lendário Odisseu
Odisseu, o rei de Ítaca, é provavelmente o herói mais famoso de todos os tempos. Sua história é um mito com monstros, azar e muita aventura. A história de Odisseu é na verdade a longa viagem de um homem que tem apenas um objetivo, voltar à sua amada terra natal e sua família.

O mito era considerado uma história sagrada, narrada pelo rapsodo - que supostamente era a pessoa escolhida pelos deuses para transmitir oralmente as narrativas. O fato de o narrador advir de uma escolha divina, atribuía ao mito o caráter de incontestabilidade, pois os deuses eram inquestionáveis.