Quais frutas têm lipídio?

Perguntado por: egalvao3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 18 votos

Lista de alimentos ricos em lipídios

  • Abacate. Abacate. O abacate é uma fruta rica em gorduras boas e ômega 3. ...
  • Azeite de oliva. Azeite de oliva. ...
  • Castanha-do-Brasil. Castanha-do-Brasil. ...
  • Chocolate amargo. Chocolate amargo. ...
  • Coco. Coco. ...
  • Linhaça. Linhaça. ...
  • Manteiga. Manteiga. ...
  • Ovo. Ovo.

Como exemplo de alimentos ricos em lipídios, temos: abacate, castanha, amêndoas, carnes vermelhas gordas, ovos, manteiga, queijos amarelados, margarina, azeite, peixes, chocolates, entre outros.

Alimentos ricos em lipídios

  • carnes vermelhas e brancas, especialmente a gordura da carne e pele de aves;
  • ovos;
  • leite e derivados, como manteiga, creme de leite, iogurte e nata.

Carnes gordas: miúdos, bacon, costela, vísceras (fígado, coração), pernil, pele do frango, embutidos (salsichão, salsicha, mortadela, salame), são ricos em gorduras saturadas. Ao se preparar carnes, deve-se remover a gordura aparente e a pele (aves), pois a gordura penetra no interior da carne durante o preparo.

Os alimentos de origem vegetal fontes de lipídios são: Coco. Abacate. Oleaginosas como castanhas, nozes, amêndoas e gergelim.

Os lipídios podem ser classificados em óleos (substâncias insaturadas) e gorduras (substâncias saturadas), que são encontrados nos alimentos tanto de origem vegetal quanto animal, como nas frutas (abacate e coco), na soja, na carne, no leite e seus derivados e também na gema de ovo.

Existem quatro tipos principais de lipídios. São eles: glicerídios, cerídeos, fosfolipídios e esteroides.

O aumento deste tipo de gordura pode levar a coronariopatia, hipertensão, diabetes leve do tipo II, níveis mais altos de ácido úrico e chegar a desenvolver a Síndrome Metabólica. Portanto a atenção à alimentação é uma das maneiras mais eficientes de reduzir e até mesmo normalizar seus níveis.

Ocorre a degeneração da retina, causando cegueira (este quadro clínico é similar à retinite pigmentosa. leia mais ). O sistema nervoso central pode ficar lesionado, provocando perda da coordenação (ataxia) e incapacidade intelectual.

Dislipidemia, também chamada de hiperlipidemia, refere-se ao aumento dos lipídios (gordura) no sangue, principalmente do colesterol e dos triglicerídeos.

Esses alimentos também devem ser evitados por quem já está com sintomas de gordura no fígado ou certeza da condição. Bacon, carne de porco, picanha bovina, cordeiro e pele de frango.

As gorduras saturadas tendem a ser sólidas em temperatura ambiente, e estão relacionadas com o aumento dos níveis de colesterol ruim no sangue e o entupimento de artérias. É importante não exagerar, pois o excesso desse tipo de gordura pode ser um fator de risco para muitas doenças.

Os óleos são mais indicados para o consumo, porém os alimentos como carne e leites fazem bem para a saúde se consumidos com moderação. Os cerídeos são lipídios simples e formados por ácidos graxos. Contam com as ceras (de ouvido, que protegem o aparelho auricular de doenças e microorganismos) e o favo das abelhas.

São eles: glicerídios, cerídeos, fosfolipídios e esteroides. Os glicerídeos são facilmente encontrados nos alimentos de origem animal, como carnes, leite, óleos vegetais, ovos e queijos. São encontrados em forma líquida ou sólida.

Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes), isolante térmico (mamíferos), além de colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios).

Melancia

Melancia. A melancia é considerada um estimulante natural porque ela é rica em citrulina, componente que eleva o óxido nítrico, abrindo os vasos sanguíneos para passar mais sangue. Além de favorecer os hormônios, a fruta aumenta a sensibilidade das zonas erógenas, impulsionando a ereção.