Como é transmitido o mito?

Perguntado por: afigueiredo5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 5 votos

A partir do momento que um mito é aceito pela sociedade, ele é transmitido nela oralmente entre gerações, sempre das pessoas consideradas mais sábias (anciãos, sacerdotes, mães etc.) para os mais jovens, especialmente crianças. Então, o mito é transmitido de maneira oral entre os indivíduos de determinada sociedade.

Os mitos são histórias que falam sobre modo como determinado povo vê o mundo. São transmitidos oralmente e buscam explicar fatos e acontecimentos para os quais não há uma explicação lógica.

O objetivo principal do mito era transmitir conhecimento e explicar tudo aquilo que era importante na vida das pessoas. O conhecimento mítico era transmitido através de rituais, danças, sacrifícios e orações, mas principalmente pela figura do rapsodo.

O mito surge a partir da necessidade de explicação sobre a origem e a forma das coisas, suas funções e finalidade, os poderes do divino sobre a natureza e os homens.

Mito (do grego mythós) é uma narrativa fantástica que possui o objetivo de explicar a origem de tudo aquilo que existe e é considerado importante para um determinado povo. A reunião dessas narrativas forma um conjunto de explicações sobre o mundo chamada de mitologia.

O mito manifesta a questão e estabelece a referência de ser e essência do ser humano. Todo mito é uma referência onde se manifesta a questão. Todo rito é uma narração não de uma história de vida ou vidas, mas da manifestação da questão. A questão é prévia a todo mito e rito.

Eram transmitidos oralmente, mas também foram registrados pela escrita e manifestados por meio das artes. Os principais deuses gregos eram os deuses que habitavam o monte Olimpo. Os gregos também acreditavam na existência de seres míticos, como a Medusa.

O que é um mito na Filosofia? No senso comum, mito pode significar “mentira”, “pegadinha”, “absurdo”. Por exemplo, existem mitos sobre o vestibular, isto é, crenças populares que podem ou não ter um fundo de verdade.

Em outros termos, o mito narra como, graças às façanhas dos Entes Sobrenaturais, uma realidade passou a existir, seja uma realidade total, o Cosmo, ou apenas um fragmento: uma ilha, uma espécie vegetal, um comportamento humano, uma instituição.

Os mitos sobrevivem como crendices, como invenções inocentes e mal-intencionadas. As redes sociais são o veículo da disseminação dos mitos atuais, porém, muitos mitos antigos seguem povoando a sociedade humana. Há, por exemplo, quem ainda acredite que a Terra é plana e que leite com manga faz mal à saúde.

24). Hollis (1998, p. 18), abordando as funções do mito na perspectiva de Campbell (1977) destaca também as funções: cosmológica, metafísica, sociológica e psicológica.

Os mitos do folclore brasileiro são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através das explicações científicas, criavam mitos com o objetivo de dar sentido às coisas do mundo.