Quais são as mitologias do Brasil?

Perguntado por: iagostinho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

Mitologia brasileira

  • Tupã: o criador da natureza e dos seres humanos;
  • Jaci: deus a da lua e da noite;
  • Guaraci: deus do Sol;
  • Yorixiriamori: deus do encanto das mulheres e do ódio dos homens.

Você já aprendeu que um mito pode ter muitas versões. No Brasil, há mais de 240 povos indígenas, imagine só quantos mitos diferentes existem!

São mais de 225 povos com diferentes crenças e costumes, o que pode gerar variações. A mitologia tupi-guarani é uma das mais difundidas no Brasil.

Quantas mitologias existem? Não é possível precisar a quantidade exata de mitos ou mitologias existentes. Diversos povos construíram diferentes e complexos sistemas mitológicos.

1. Curupira. A Lenda do Curupira, de origem incerta, mas conhecida em todo o Brasil, narra a história de uma criatura que guarda a floresta, além de fazer muitas travessuras. De acordo com a lenda, o Curupira tem os pés virados para trás e sua existência explica o desaparecimento de caçadores.

A mitologia grega, tão superficialmente conhecida pela maioria quanto profunda em significados, é tida por especialistas de variadas épocas como uma das mitologias mais ricas da história que deixou rastros.

Não há de fato uma mitologia brasileira, o que se tem são várias pequenas histórias de diferentes tribos indígenas que nem sempre coincidem entre si, apesar de tudo, são histórias ricas e que até hoje existem algumas tribos que acreditam nessas histórias.

Curupira (Mitologia Brasileira)
A sua principal característica são a cabeleira de fogo e os pés virados para trás, que ele usa para enganar os caçadores na mata.

A mitologia indígena é rica em histórias que explicam a criação do mundo, a origem dos seres humanos e a relação entre os humanos e a natureza. Ela é repleta de deuses, espíritos e criaturas místicas, com crenças variadas nas diferentes tribos indígenas.

A mitologia Hindu é provavelmente uma das mais antigas mitologias do mundo. Seus primeiros mitos nasceram numa região conhecida como Vale do Indo. O panteão hindu constitui uma tentativa formidável de criar máscaras pelas quais o ser humano tenta falar dos seus sonhos e medos.

Zeus era

Suas histórias foram narradas nos mitos que formam a mitologia grega. Zeus era considerado pelos gregos o deus mais poderoso de todos, aquele que regia homens e deuses do alto de seu trono no Monte Olimpo. A importância de Zeus era evidenciada pelo fato de que muitos gregos se referiam a ele como “pai”.

A religião védica, a mais antiga do mundo – Também chamada de vedismo, essa religião é politeísta (ou seja, tem vários deuses) e foi levada ao Vale do Indo pelos arianos, povo seminômade provavelmente originário da Ásia Central, em meados do segundo milênio antes de Cristo.

A mitologia grega surgiu da curiosidade que os gregos tinham de explicar a origem da vida e os problemas da existência. Assim, criaram deuses imortais à semelhança do ser humano. Os antigos gregos viviam em uma civilização politeísta, ou seja, tinham a crença em vários deuses.

Relativo à mitologia, ao conjunto de mitos de um povo, de suas narrativas fantásticas e/ou de teor simbólico: ser mitológico. Cuja existência não é real, verdadeira; fictício, fantástico: as sereias são consideradas seres mitológicos. Etimologia (origem da palavra mitológico).