Qual é a autonomia do professor?

Perguntado por: abrites2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

Existe autonomia na docência quando professores são conscientes de sua insuficiência e parcialidade; quando são solidários e sensíveis com os outros atores do processo, em especial, os estudantes. Essa autonomia, da qual fala Contreras, afasta-se da autossuficiência para se aproximar da emancipação.

Então, a autonomia docente permite que o professor crie estratégias e soluções para cada um dos seus estudantes, em cada um dos contextos.”

A autonomia na educação faz com que o sujeito possa adquirir e formular as próprias leis e regras durante o processo de desenvolvimento e por meio das relações estabelecidas com os outros no contexto em que está inserido.

A autonomia no processo de ensino e aprendizagem refere-se à participação ativa dos alunos na construção do próprio conhecimento, para se tornarem protagonistas do seu projeto de vida.

Atividades para desenvolver a autonomia nos alunos

  1. 1 – Ambiente favorável ao desenvolvimento da autonomia. ...
  2. 2 – Incentive as pesquisas. ...
  3. 3 – Permita que eles ofereçam a solução. ...
  4. 4 – Conte com os responsáveis. ...
  5. 5 – Permita e escute as escolhas dos alunos.

“a autonomia pode ser definida como a capacidade de se conduzir e tomar decisões por si próprias, levando em conta regras, valores, sua perspectiva pessoal, bem como a perspectiva do outro, é, nesta faixa etária, mais do que um objetivo a ser alcançado com as crianças, um princípio das ações educativas”.

A autonomia refere-se à capacidade que a pessoa possui para decidir sobre aquilo que ela julga ser o melhor para si. A autonomia também não deve ser entendida como direito absoluto: seus limites são dados pelo respeito à dignidade e à liberdade dos outros e da coletividade.

A autonomia também é fundamental para uma formação integral, que é outro compromisso da BNCC, pois somente o acúmulo de informações não oferece as habilidades essenciais para o aluno atuar na sociedade, como: Reconhecer-se em seus contextos histórico e cultural. Comunicar-se de forma assertiva.

Para compreendermos melhor a importância dos limites e possibilidades da autonomia da escola, é fundamental ressaltarmos quatro dimensões fundamentais da autonomia: a administrativa, a financeira, a jurídica e a pedagógica. Vale ressaltar, no entanto, que autonomia é sinônimo de responsabilidade.

A autonomia está atrelada à atitude, responsabilidade, motivação, estilos de aprendizagem, uso de estratégias, autoavaliação, dentre muitas outras características. Cabe, portanto, ao aprendiz desenvolver cada um desses atributos, pois assim, estará contribuindo para sua autonomia.

O professor tem participação fundamental na construção da autonomia do educando. Sendo um facilitador e mediador da autonomia dos alunos, onde os educandos venham perceber a necessidade do aprender a cada dia.

Desenvolver habilidades cognitivas como a criatividade e o raciocínio lógico-matemático. Trabalhar a educação socioemocional e aspectos como a persistência, coragem, autoestima e autoconfiança. Entender sua responsabilidade e tomar decisões mais acertadas.

Respeitar a autonomia dos educandos consiste em reconhecer que eles podem ter pensamentos, desejos, interesses e gostos diferentes dos do professor, livres para assumirem suas existências.