Por que o chorume não deve ser descartado no meio ambiente?
Por ser uma substância extremamente poluente e, inclusive, muito mais agressiva que efluentes domésticos, o chorume não deve ser descartado no meio ambiente, podendo contaminar o solo, lençóis freáticos e outros corpos d'água, alterar a qualidade do ar, por causa da geração de gases e a poeira que está em suspensão, e ...
Por que o chorume é perigoso para o meio ambiente
É um liquido de aspecto escuro e cheiro forte, além disso, possui grande concentração de substâncias tóxicas e metais pesados. Devido a sua composição não pode ser despejado diretamente no meio ambiente, pois possui um alto nível de poluição, podendo contaminar o solo, as águas e até mesmo o lençol freático.
Quais as consequências do chorume
O chorume tem por característica carregar metais pesados, que são absorvidos pelo organismo humano e não são eliminados, em um processo chamado de bioacumulação. Isso pode causar danos a longo prazo à saúde humana, não só à parte reprodutiva, mas também ao sistema nervoso central.”
Qual a parte negativa do chorume
Impactos no meio físico
Ao se infiltrar no solo, o chorume causa a poluição dos lençóis freáticos e aquíferos subterrâneos. Além disso, os metais pesados que fazem parte de sua composição tendem a se acumular nas cadeias alimentares, causando prejuízos à saúde de plantas, animais e seres humanos.
Como descartar o chorume
Coleta e armazenamento no aterro: a coleta de chorume deve ser feita pela base do aterro onde o efluente é coletado por meio de um sistema de drenagem que também impermeabiliza o solo, de modo a minimizar riscos de contaminação.