Qual a diferença entre Chester e pernil?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 5 votos

O chester, que também tem presença garantida na ceia, é uma combinação genética de várias espécies de frango. Ele surgiu como uma alternativa barata ao peru e é composto por 70% de peito e coxa. Já o tender, que também tem seu lugar garantido na refeição, é o pernil do porco defumado e parece com presunto.

É um tipo especial de frango (um super frango), criado inicialmente nos EUA, maior, com menos gordura e grandes quantidades de peito e coxa (mais de 70% da ave, contra 45% em um frango comum). A Perdigão é a única empresa autorizada a usar o nome Chester no Brasil.

Lucas Salles descobre, enfim, que pernil não é ave e, sim, uma parte da pata do porco.

Chester. Já o chester é uma ave um pouco mais suculenta, com mais maciez e o sabor é um pouco mais suave. Dessa forma, é uma das melhores aves para o Natal.

Então, podemos dizer que todo chester é uma espécie de frango, mas que o contrário não se aplica. Essa espécie da ave possui cerca de 70% da carne concentrada no peito e nas coxas, o que a faz ser duas vezes maior que um frango comum, segundo a Perdigão.

Não sabe qual dos dois comprar? Simples: se a diferença entre as carnes não te ajudou a decidir, vá pela quantidade de pessoas que estarão presentes na Ceia de Natal. O peru, que é uma ave menor, é satisfatório para até seis pessoas. Agora, se sua família é grande, opte pelo chester, que é mais suculento e farto.

Na parte financeira, o chester e o peru são as opções mais baratas. O quilo das aves tem pouca diferença de valor. O chester da Perdigão sai por R$ 17,98, já o peru da Sadia sai por R$ 18,98. O tender, por sua vez, é o mais caro das carne.

LOMBO SUÍNO
A carne é de tonalidade mais clara e conta com mais fibras, sendo uma excelente opção para quem procura por um corte mais magro.

O pernil tem mais gorduras, principalmente na ponta, formando uma capa de gordura. Mas, mesmo sendo mais magro, o lombo é uma bem macia, não tão suculenta, mas bem mais macia que a maioria dos outros cortes de carne de porco.

Segundo o especialista, o lombo, por ser uma carne com menos gordura, é consequentemente mais seca. “Por isso, seu preparo deve ser selado e assado para manter a umidade e, assim, ficar mais suculenta”, comenta. Já o pernil, mais gorduroso, permite um cozimento mais longo quando feito em peça.

O frango é a opção com o custo mais baixo, mas ao mesmo tempo é a menor ave usada nas ceias de Natal, entre as citadas aqui.

Não existe diferença entre Chester, Fiesta e Supreme. Algumas marcas patentearam os nomes e só elas podem usá-lo, por isso a solução das outras empresas é criar outro nome para o mesmo produto.