Qual entidade fica no cemitério?

Perguntado por: iribeiro8 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 6 votos

O cemitério também é morada de Exus, Pombas-giras e pretos velhos, entidades cultuadas pela Umbanda. As variações de ritos que formaram esta religião brasileira são percebidas também nos locais de atuação de seu panteão de espíritos.

Em entrevistas constatei que os orixás que atuam no cemitério são omolu-obaluaê, iansã das almas, nana, ogum mege e ogum de ronda. E as entidades deste campo de força são os pretos velhos (linha das almas) e os exus.

No entanto, enquanto Tata Caveira trabalha nos sete campos da fé, o Exu Caveira trabalha "nos mistérios da geração, na calunga" (cemitério).

pomba gira maria padilha rainha do cemitério.

Um deles é o Orixá Omolu que é o guardião de todos os seres caídos, negativados ou desequilibrados. Atua retendo e guardando esses espíritos no “embaixo” do Cemitério (tudo que está abaixo do nível neutro do Cemitério é regido por Pai Omolu e acima deste mesmo nível é Pai Obaluayê).

Sua função é ajudar aqueles que lhe pedem proteção. Segundo alguns sacerdotes, a Pomba Gira é constituída de espíritos de mulheres que tiveram vidas insubmissas, “fora das normas”. Ao morrer, segundo a Umbanda, essas mulheres se transformam em entidades espirituais que retornam para evoluir ajudando os outros.

Foi assim que Maria Padilha sagrou-se como a única esposa de Dom Pedro I de Castela, tornando-se a legítima rainha e exercendo seu poder e influência mesmo depois de morta. Seu corpo foi transportado para a Capela dos Reis, na Catedral de Sevilha, e seu túmulo é ainda hoje local de peregrinação.

Para o cristão, Exu é o demônio pela crença de que há um bem e um mal.

É uma entidade muito famosa dentre as religiões de matriz africana. Os Exus Caveiras podem ajudar os seres humanos em algumas situações que envolvem dinheiro, amor e sorte, mas sua principal missão é tratar de assuntos que envolvem o desencarne.

Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Ogum.

A Pomba-Gira é uma entidade do Candomblé e da Umbanda, representada por uma mulher independente, sensual e incorporada através de médiuns. Ela é conhecida como uma representação das forças da natureza, sendo assim, equivalente à figura feminina de Exu, o guardião do comportamento humano.

Características de uma pessoa que tem pomba-gira
Também podem vir cobranças através de sonhos, através de terceiros (alguém pode lhe avisar que tem uma pomba-gira perto de você), ou sinais físicos como uma rosa, uma saia rodada, um incenso e outros elementos relacionados ao trabalho dentro de um terreiro.

De acordo com o proponente, Exu é conhecido como "o homem que traz em sua face a verdade e os mistérios do mundo espiritual, com uma luz imensurável, que mostra o caminho a ser seguido, para que todos os que o procuram encontrem a prosperidade, a saúde e os caminhos abertos.

A primeira orientação é evitar a ida aos cemitérios. Caso a opção seja a de ir até esses locais, será preciso manter os cuidados de distanciamento social, uso de máscara e de álcool gel, conforme recomendações dos órgãos de controle da pandemia.

Exu é representado pela liberdade, força e, principalmente, pelo trabalho. Pomba-Gira é representada através de atributos considerados típicos do sexo feminino, como beleza e sensualidade, e também pelo trabalho.

Grande e imponentes, os Cruzeiros são as enormes cruzes construídas nos cemitérios. Está localizado na entrada da necrópole e mede mais de 5 metros de altura.