O que acontece quando o cemitério fica cheio?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Se a umidade do solo for alta, pode ocorrer a saponificação, que é um processo que retarda a decomposição do cadáver. Nos cemitérios brasileiros, em razão do clima quente e úmido, e da invasão das sepulturas por águas subterrâneas e superficiais, a saponificação é comum.

Quando o cemitério é municipal e a exumação é feita em jazigos temporários, normalmente os restos mortais são destinados a um espaço chamado de “ossada perpétua”, com gavetas nas quais os ossos permanecem por tempo indeterminado e que também podem ser visitados pelos familiares.

Exumar é retirar os despojos mortais (ossos) da sepultura e reacomodá-los em uma urna menor ou cremá-los. A urna de exumação pode ser devolvida ao próprio túmulo onde os despojos foram sepultados (em caso de concessão), ou colocada em ossuários individuais ou comunitários.

Em caso de falecimento natural, o corpo deverá permanecer na sepultura por 3 anos e 30 dias. Em caso de falecimento por morte suspeita, somente com autorização judicial.

Saiba como a família deve proceder quando exumar é necessário. Exumação de corpos é procediemnto comum em todos os cemitérios públicos e particulares, principalmente após três anos de falecimento.

Embora a pessoa morra, sua biota permanece viva (somos colonizados por milhões de bactérias e outros micro-organismos). É, por isso, que mesmo selado dentro do caixão e do túmulo, o corpo com o tempo se decompõe. Eles não "entram" no caixão…. já estão dentro de você e crescem com a decomposição do corpo.

Quem passar diante de um cemitério à noite poderá se deparar com uma situação amedrontadora: labaredas de fogo vindas dos túmulos. Muita gente já narrou este fato como sendo a visão de fantasmas vindos do além, será que realmente existem?

Enquanto os tecidos moles se degradam em algumas horas, dias ou meses, os ossos e ligamentos podem levar até 100 anos para sumir completamente (dentro de um caixão).

Enquanto o túmulo é individual e projetado para o sepultamento de uma pessoa por vez, o Jazigo pode comportar vários sepultamentos, o que é um diferencial para situações de perdas inesperadas e é muito comum em cemitérios horizontais. Em geral, são construídos para comportar entre 3 e 6 pessoas sepultadas.

Durante a exumação, o jazigo é aberto e o caixão é retirado da sepultura, posteriormente esse caixão também é aberto e os restos mortais da pessoa falecida são depositados em uma urna que posteriormente pode ser sepultada novamente em um jazigo perpetuo ou para que seja realizada a cremação.