O que é uma composteira para que serve?

Perguntado por: rramires . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 18 votos

A composteira é um processo biológico de valorização e reciclagem da matéria orgânica em caixas onde minhocas e microorganismos transformam resíduos de origem doméstica, gerados na cozinha e quintal, em adubos.

Como funciona a composteira
A composteira funciona de forma bem simples. Basta que você junte todos os resíduos orgânicos produzidos pela sua família e coloque-os em caixas próprias para compostagem (ou direto no solo, caso você tenha espaço para isso) e cubra com material vegetal seco (serragem ou folhas secas).

A prática da compostagem é uma alternativa para o descarte de resíduos orgânicos, que podem ser reaproveitados em vez de ir parar nos aterros sanitários. Trata-se de um processo biológico e natural de decomposição da matéria orgânica de origem vegetal ou animal.

O que colocar na composteira: Restos de frutas e verduras, borra de café com o papel-filtro, restos de pães (umedecer antes), galhos finos, folhas, flores de jardins e grama cortada, cascas de ovo, de preferência moídas, papelão do rolo de papel higiênico, guardanapos usados, sem resíduos de carne, sabugo de milho em ...

O processo geral de compostagem pode ser dividido em três fases: mesofílica, termofílica e de maturação.

O processo padrão é basicamente colocar uma porção de material orgânico, rico em carbono, para duas porções de material seco (palha, folhas secas, serragem de madeira virgem, grama seca), rico em nitrogênio, em seguida, misturar bem para aerar e facilitar a ação dos microrganismos.

o que não pode ir para a composteira são frutas cítricas, alho e cebola, carnes, nozes pretas, trigo e arroz. A compostagem do resíduo orgânico é um processo natural de decomposição que transformar os resíduos de alimento em adubo de primeira qualidade.

Como usar a composteira
Não espalhe tudo, vá colocando em cantinhos e concentrando o lixo. Cubra muito bem com folhas secas e serragem. Não aperte e comprima, deixe a mistura respirar! Siga colocando seus resíduos até o baldinho que estiver em cima de todos esteja cheio.

O que é uma composteira? A composteira nada mais é do que o lugar (ou a estrutura) próprio para o depósito e a compostagem do material orgânico, onde o lixo orgânico será transformado em húmus.

A maior vantagem da compostagem é a transformação de materiais não biodegradáveis em compostos úteis como fertilizantes.

Deste modo, restos de frutas, legumes, verduras, grãos e sementes, saquinhos de chá, fiiltro de papel, borra de café, cascas de ovos e restos de comida em geral podem ser transformados em adubo orgânico, rico em nutrientes.

o motivo número um é que a terra é muito pesada. ela vai amassar compactar os resíduos orgânicos o prejuízo que isso causa na compostagem é que vai atrapalhar. a circulação de. ar no interior lembra os microorganismos precisam de ar para viver.

Se o processo de compostagem está sendo feito corretamente, a composteira não deve ter cheiro desagradável ou muito forte. Por estarmos presenciando o processo de decomposição orgânica, é natural que haja um cheiro característico da composteira.

Então confira cinco passos necessários para começar a fazer compostagem em casa, levando em conta todos os aspectos essenciais:

  1. Passo 1: Escolha do local adequado.
  2. Passo 2: Monte a “cama” das minhocas.
  3. Passo 3: Alimente as minhocas.
  4. Passo 4: Introdução dos resíduos.
  5. Passo 5: Produto final.

Mas você sabe quais são os sistemas de compostagem? Existem dois tipos de compostagem: a vermicompostagem e a compostagem seca. No primeiro modo, a decomposição é feita por meio da ação de minhocas que auxiliam os microrganismos já presentes no solo.

O resultado final da compostagem é o composto orgânico, que pode ser aplicado no solo para melhorar suas características, sem ocasionar riscos ao meio ambiente. A técnica da compostagem é desenvolvida com a finalidade de ace- lerar com qualidade a estabilização da matéria orgânica.