O que a ética tem a ver com a corrupção?

Perguntado por: alima . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

Quando uma sociedade está pautada em valores morais éticos e as suas ações se voltam para a coletividade em detrimento dos interesses individuais, cria-se de imediato uma verdadeira estratégia de prevenção a atos de corrupção.

Contrariamente à postura ética tem-se a falta dela que, associada ao poder, faz com que o seu detentor o utilize para o próprio favorecimento ou de um grupo ao qual pertence. Assim, surge a corrupção que é literalmente a quebra de valores considerados virtuosos.

A corrupção não provoca apenas descrença nas instituições, quando praticada por agentes públicos. Não apenas traz grandes prejuízos à coletividade, ao desviar recursos vultosos que deveriam ser aplicados, por exemplo, na saúde e na educação.

A corrupção é um mal que afeta toda a sociedade, visto que macula a prestação dos serviços públicos e o desenvolvimento social e econômico dos países, corrói a dignidade dos cidadãos, deteriora o convívio social e compromete a vida das gerações atuais e futuras.

Assim, ética é uma doutrina moral individual, e a política é uma doutrina moral social. O estado, é superior ao indivíduo e a coletividade está acima do indivíduo, o bem comum é superior aos bens particulares.

A corrupção está relacionada a uma construção social em que ocorre um divórcio entre normas morais e prática social, ou seja, um conflito entre os juízos morais de valor - pautados pela vida em excelência - e os juízos de necessidade - pautados pela vida cotidiana.