Como calcular o comprimento de um triângulo?

Perguntado por: eAvila . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 2 votos

Para calcular o perímetro de um triângulo, basta somar os seus lados. Já a área é calculada pelo produto entre o comprimento da base e da altura dividido por dois. A propriedade mais importante de um triângulo é que a soma dos seus ângulos internos é sempre igual a 180º.

Em particular, a medida de seus lados obedecem o Teorema de Pitágoras: a² + b² = c², onde c é o maior lado e lado oposto ao ângulo reto.

A soma dos quadrados dos lados mais curtos do triângulo rectângulos (a soma do quadrado dos catetos) é igual ao quadrado do lado mais comprido (é igual ao quadrado da hipotenusa). A equação escreve-se assim: a ² + b ² = c ², em que A e B são os lados mais curtos (catetos) e o C é o lado mais comprido (Hipotenusa).

A área do triângulo retângulo é metade do produto entre a base e a altura. Se um dos catetos for a base do triângulo, a altura será o outro cateto. Se a base do triângulo for a hipotenusa, a altura será a distância entre a hipotenusa e o vértice oposto.

Lados do Triângulo Retângulo
O lado oposto ao ângulo de 90º é chamado hipotenusa. Esse é o maior dos três lados da figura. Os demais lados são denominados de cateto adjacente e cateto oposto. Note que a hipotenusa no triângulo ABC acima, é representada como a (lado BC) e os catetos como b (lado AC) e c (lado AB).

Para calcular a área do triângulo escaleno utilizamos a fórmula da área de um triângulo qualquer, ou seja, multiplicamos o comprimento da base pelo comprimento da altura e dividimos por 2.

A soma das medidas dos lados do triângulo escaleno é o seu perímetro. A área do triângulo escaleno é a metade do produto entre as medidas da base e da altura. Triângulo isósceles e triângulo equilátero são outras classificações de triângulo em relação aos lados.

o comprimento será o tamanho de uma ponta à outra da caixa medindo pelo lado maior; a largura será a medição do lado menor; a altura será a medida da parte debaixo até a parte de cima.

Lembre-se: a notação para perímetro é 2P. Utilizamos a letra P para representar o semiperímetro. A fórmula afirma que para calcular o perímetro de um triângulo equilátero basta multiplicar a medida do lado por 3.

O cálculo da hipotenusa é enunciado pelo Teorema de Pitágoras, que diz: “A hipotenusa é igual à raiz quadrada da soma dos catetos ao quadrado”. Onde: h é a hipotenusa, c1 e c2 são os catetos.

Quando conhecemos dois de seus lados, é possível encontrar o terceiro lado pelo teorema de Pitágoras. Essa relação diz que a soma do quadrado dos catetos é sempre igual ao quadrado da hipotenusa.

  1. Se você conhece o comprimento do cateto menor (oposto ao ângulo de 30 graus), simplesmente multiplique o comprimento do cateto por 2 para descobrir o cateto da hipotenusa. ...
  2. Se você sabe o comprimento do cateto maior (oposto ao ângulo de 60 graus), multiplique-o por 2/√3 para descobrir o comprimento da hipotenusa.

O perímetro do triângulo corresponde a soma de todos os lados dessa figura plana. Lembre-se que o triângulo é um polígono (figura plana e fechada) que possui três lados. Assim, para calcular o perímetro do triângulo basta somar as medidas de seus lados.

A = s2 * senθ S é o comprimento de um dos dois lados iguais. θ é o ângulo que fica entre os dois lados iguais.