O que fazer quando não existe CBO para a função?

Perguntado por: esales3 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 15 votos

Por isso que, quando não há a classificação exata de uma função na CBO, o profissional de DP pode colocar o código de uma profissão similar ou que descreve funções parecidas.

Para inclusão de uma nova ocupação na CBO, é necessário o envio de documentação contendo todas as informações referentes à ocupação, tais como:

  1. Quantidade de profissionais atuando na área;
  2. Atividades exercidas pelo ocupante;
  3. Entidades formadoras;
  4. Escolaridade requerida.

Quais as consequências, para o empresário, de não seguir a CBO? “Hoje não existe multa expressa pela incompatibilidade da CBO com a ocupação do empregado, sendo o órgão fiscalizador o Ministério do Trabalho e Emprego”, afirma Rodrigues.

A responsabilidade de elaboração e atualização da CBO coube ao MTE, com base legal nas Portarias nº 3.654, de 24.11.1977, nº 1.334, de 21.12.1994 e nº. 397, de 09.10.2002.

O Ministério do Trabalho e Emprego tem seu próprio site de busca por CBO. Neste site, você pode consultar o CBO pelo nome da ocupação, ou você pode consultar a família ocupacional ou a própria ocupação devidamente especificada.

A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) é um documento que retrata a realidade das profissões do mercado de trabalho brasileiro. Foi instituída com base legal na Portaria nº 397, de 10.10.2002.

A listagem de ocupações contidas na CBO é atualizada constantemente, sendo que sua última atualização ocorreu em 11 de abril de 2022, com a inclusão de 21 novas funções que poderão ser acessadas por meio do site do Ministério do Trabalho, fazendo download dessa listagem via PDF.

Como encontrar o CBO na Carteira de Trabalho
Assim como todas as outras informações que a empresa coloca na carteira do empregado, o CBO deve aparecer nas folhas de contrato e você pode encontrá-lo no campo “n° CBO”. Ele é obrigatório neste documento e deve ser preenchido assim que o funcionário for contratado.

Para verificar o nível de escolaridade exigido para cada ocupação, clique no link “BUSCAS”, “por título” ou “por código”, “Características de Trabalho”, campo (Formação e experiência).

9299-05

Qual o CBO para trabalhador autônomo? O código CBO para trabalhador autônomo é o 9299-05. Esse código representa o grupo 'Trabalhadores autônomos e trabalhadores sem carteira assinada, excluindo os profissionais liberais'.

4 (NR-4) — Ministério do Trabalho e Emprego.

Você pode tentar pelo próprio App da Carteira digital do funcionário. Na aba CONTRATOS - clica em + do lado direito ao contrato que deseja alterar - Clica no ícone laranja de triângulo de alerta - seleciona a ocupação e coloque a função correta.

Pelo portal meu.inss.gov.br, siga os seguintes passos: Agendamento / Solicitações > Novo Requerimento > Atualização de Dados Cadastrais. No aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS, siga os seguintes passos: Acesse Perfil > Meu Cadastro > Complementar > Atualizar Dados Cadastrais.