Quais são os tipos de autonomia dentro da escola?

Perguntado por: oesteves . Última atualização: 17 de julho de 2023
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Para compreendermos melhor a importância dos limites e possibilidades da autonomia da escola, é fundamental ressaltarmos quatro dimensões fundamentais da autonomia: a administrativa, a financeira, a jurídica e a pedagógica. Vale ressaltar, no entanto, que autonomia é sinônimo de responsabilidade.

Quando se fala em autonomia no processo de aprendizagem, faz-se referência ao fato do aluno ser parte importante da aquisição de conhecimento e participar ativamente disso.

O princípio da autonomia da escola pretende responder aos requisitos da sociedade atual, caracterizados por atendimento rápido às demandas, de acordo com suas peculiaridades, com uso eficiente de recursos e demonstração de resultados, tornando-se pré-requisito para a organização do sistema educacional, segundo esse ...

Existe autonomia na docência quando professores são conscientes de sua insuficiência e parcialidade; quando são solidários e sensíveis com os outros atores do processo, em especial, os estudantes. Essa autonomia, da qual fala Contreras, afasta-se da autossuficiência para se aproximar da emancipação.

A autonomia refere-se à capacidade que a pessoa possui para decidir sobre aquilo que ela julga ser o melhor para si. A autonomia também não deve ser entendida como direito absoluto: seus limites são dados pelo respeito à dignidade e à liberdade dos outros e da coletividade.

O exercício da autonomia está relacionado diretamente à capacidade de tomar decisões e fazer escolhas de forma independente.

A autonomia está atrelada à atitude, responsabilidade, motivação, estilos de aprendizagem, uso de estratégias, autoavaliação, dentre muitas outras características. Cabe, portanto, ao aprendiz desenvolver cada um desses atributos, pois assim, estará contribuindo para sua autonomia.

Autonomia infantil é delegar responsabilidade e consciência dos próprios atos à criança, respeitando seus limites e capacidades, com o objetivo de desenvolver sua independência. Assim, ela se prepara para exercer melhor suas tomadas de decisão e convívio social ao longo da vida.

Uma educação que não esteja voltada para a autonomia não consegue atingir a sua finalidade, que é a construção de uma sociedade mais justa e solidária, tendo em vista a realização dos indivíduos envolvidos no processo, de forma direta ou indireta.

Então, a autonomia docente permite que o professor crie estratégias e soluções para cada um dos seus estudantes, em cada um dos contextos.”

O respeito à autonomia e à dignidade do aluno é um caráter ético, não um favor. O educador que humilha o aluno de alguma forma, seja criticando o modo de falar, de vestir, religião, o que for, é um transgressor da ética.

Promover a autonomia também auxilia no desenvolvimento motor, cognitivo e nas experimentações, enriquecendo o repertório, os relacionamentos interpessoais, as habilidades socioemocionais e a maneira de enxergar o mundo.

Respeitar a autonomia dos educandos consiste em reconhecer que eles podem ter pensamentos, desejos, interesses e gostos diferentes dos do professor, livres para assumirem suas existências.