Quais os riscos do LPF?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 27 de setembro de 2023
/ 5 6 votos

Segundo os criadores do método, não há contraindicação conhecida para o LPF, ou seja, homens e mulheres podem fazer a técnica da barriga negativa, mas, como deve ser com todo atividade física, é bom consultar um médico antes de começar a prática e fazer os exercícios com o acompanhamento de um profissional de educação ...

"Quando trabalhamos [com o LPF] as fibras de contração lenta, acontece um espartilhamento natural que ajuda a manter a postura correta e normaliza a pressão da cavidade abdominal". Ainda segundo a especialista, a técnica promete a diminuição de 4 a 12 cm da cintura em 12 semanas.

Quanto tempo demora para ver resultados? 12 semanas. Segundo a fisioterapeuta licenciada Renata, “depende de caso para caso, mas em 6 a 8 semanas verifica-se já uma diminuição do perímetro da cintura entre 2 a 10 centímetros e um ganho de tônus muscular”.

O músculo abdominal fraco não consegue sustentar a coluna, com isso, ela fica mais suscetível a desenvolver curvaturas anormais – como a hiperlordose e a escoliose – a adotar posturas viciosas, como manter-se curvado na cadeira do trabalho e até a desenvolver problemas como hérnia de disco.

Todos podem praticar LPF. Quem tem mais gordura abdominal não fica tão visível o vaccum e abertura das costelas, mas praticando da maneira correta, a redução de medidas da cintura irá ocorrer.

O LPF pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente do peso, da altura, da idade ou do gênero, mas existem alguns cuidados com os praticantes hipertensos, cardiopatas e gestante. “A grávida precisa da liberação do obstetra para fazer, e durante a prática ela jamais vai realizar o vácuo”, alerta.

Camilla enfatiza que o LPF só funciona com dedicação. “Se não está disposto a treinar todos os dias, nem tente, pois vai jogar tempo e dinheiro fora e não vai ver resultado”. Esse esforço diário, no entanto, pode ser reduzido a partir do 3º ou 4º mês quando é possível praticar apenas 3x na semana.

Os praticantes devem estar há pelo menos uma hora de jejum e evitar fazer o LPF até três horas antes de dormir, pois há risco de prejudicar o sono.

Com qual frequência é recomendado praticar o vacuum abdominal? Paulo Fernandes recomenda que o vácuo seja feito de duas a três vezes na semana, mesmo as pessoas que não praticam atividades físicas.

Existem dois tipos de gordura abdominal, a subcutânea, que se localiza à frente dos músculos abdominais, e a visceral, que se acumula entre as alças intestinais e órgãos internos como o fígado. Ambas apresentam riscos à saúde, mas estudos comprovam que a visceral é a mais perigosa.

A gordura visceral é considerada mais perigosa que a subcutânea justamente por estar muito próxima de órgãos vitais. Ela é o mecanismo para a deposição de gordura no fígado, por exemplo, gerando um quadro chamado esteatose hepática.

A melhor maneira de ter uma alimentação saudável para perder barriga é consumir mais fibras e ingerir muitos alimentos vegetais, como vegetais e frutas. Legumes também são uma boa fonte, assim como alguns cereais como aveia inteira. Então você também pode tentar tomar um suplemento de fibra como glucomanano.

Neste protocolo para podermos garantir o resultado é preciso 12 sessões de 30 minutos, então é recomendável fechar o tratamento completo de 12 sessões que custam 1000 quando fechado desta forma. Podendo o valor total ser pago em até 3x que é o tempo de duração do tratamento (3 meses).

Você pode começar a prática desses exercícios numa posição deitada, para facilitar a execução e para entender melhor a técnica e a consciência do movimento. Uma vez dominado, você pode praticar sentada, com as pernas cruzadas ou em pé, inclinada para frente, em quatro apoios ou outras variações.

Isso porque a contração e o fortalecimento muscular realizados nesse exercício que trabalha o transverso do abdômen têm como função comprimir as vísceras contra a coluna lombar. Como esse músculo fica na região da cintura, ele puxa o abdômen para dentro, fazendo com que a região fique forte, definida e reduzida.

O LPF trabalha para equilibrar o sistema nervoso simpático (SNS) e o sistema nervoso parassimpático (SNP) e reprogramar seus músculos do core para trabalhar em um nível subconsciente para apoiá-lo ao longo de sua vida cotidiana.