O que é o Bracing?

Perguntado por: agodinho . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 9 votos

É uma técnica que aumenta. conscientemente a pressão intra-abdominal através de. respiração diafragmática e contração/ativação da.

E o bracing é simplesmente contrair o abdome como se você estivesse prestes a ser atingido no estômago (você não precisa forçá-lo por completo).

Você já ouviu falar sobre o bracing abdominal? Em uma tradução, o termo significa “suporte” ou até mesmo “tonificante”. É uma das diversas técnicas que fortalecem toda a musculatura do abdômen para garantir a estabilidade e o suporte da coluna vertebral.

“O vacuum, que também é conhecido como bracing, é uma estratégia usada por fisiculturistas e praticantes de yoga que consiste na ativação e contração de todo o assoalho pélvico, musculatura do diafragma e estrutura abdominal para tornar a região mais firme e rígida”, explica o personal trainer Paulo Fernandes Gomes ...

Portanto, para secar e definir os músculos do abdômen, deve-se realizar exercícios aeróbicos, como a corrida, e que ajudam a fortalecer a região abdominal, além de manter uma dieta rica em proteínas e fibras, que garantem o bom funcionamento do intestino e ajudam a tirar a sensação de inchaço.

A melhor maneira de se contrair a musculatura abdominal é procurar deixar o abdômen rígido, sem murchar ou estufar. Coloque a mão na sua barriga, na região mais inferior e tente. Não é tão difícil, mas exige um período de treinamento.

Essa é uma técnica que deve ser realizada com bastante frequência, se você é iniciante pode começar de 3x a 4x na semana e ir aumentando conforme o aprendizado. Eu recomendado iniciar com 3 a 4 séries de 15 a 20 segundos de apneia e ir aumentando o tempo do exercício gradualmente.

1. Como afinar a cintura com exercícios

  1. corrida ao ar livre ou na esteira;
  2. bicicleta;
  3. natação:
  4. pular corda;
  5. polichinelos;
  6. dança rápida;
  7. caminhada (quanto mais rápida, maior a queima de gordura).

“Em cada tipo de esporte a contração do abdômen tem objetivos específicos. Em geral, a contração ajuda a melhorar a postura, fortalecer a musculatura do abdômen, ajudar a melhorar o equilíbrio e a sustentação do centro de força do corpo, o chamado CORE.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as medidas ideais para essa região do corpo ficam entre 102 cm para os homens e 88 para as mulheres.

Existem relatos de pessoas que conseguiram diminuir até 10 centímetros de cintura. Isso porque a contração e o fortalecimento muscular realizados nesse exercício que trabalha o transverso do abdômen têm como função comprimir as vísceras contra a coluna lombar.

Outro ponto importante: a educadora explica que o vacuum abdominal não é indicado para mulheres grávidas, afinal, aumenta a pressão arterial na região, o que pode interferir com a gestação e o desenvolvimento do feto. O mesmo vale para pessoas que já sofrem de hipertensão.

A finalidade é reduzir a cintura abdominal, fortalecer a região do core e o músculo transverso abdominal, melhorar a respiração e a estética do abdome, além de ajudar na diástase, aumentar a estabilidade e prevenir lesões na região lombar”, explica o personal trainer Francis Max.

De maneira geral, a perda de gordura abdominal pode variar de acordo com a rotina de alimentação e exercícios físicos adotados. Mas em média, considerando uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas, é possível perder a barriga em cerca de 2 a 3 meses.

O quadro pode levar riscos ao estômago, assoalho pélvico, pulmão, ombros, pescoço e costas, afetando a postura e a respiração da pessoa. Ao murchar a barriga, o estômago causa uma pressão para baixo na direção do assoalho pélvico, de músculos e de ligamentos que dão sustentação a órgãos como bexiga, útero e intestino.