Como fazer uma autobiografia em terceira pessoa?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4 / 5 18 votos

Os especialistas recomendam que você sempre escreva biografias profissionais na terceira pessoa. Por exemplo, comece o texto com uma frase como "Joana Silva é uma designer gráfica de São Paulo" ao invés de "Eu sou uma designer gráfica de São Paulo".

Como escrever a autobiografia

  1. Estabeleça o propósito da sua autobiografia. ...
  2. Planejando as etapas da sua história de vida. ...
  3. Pessoas importantes na sua escrita autobiográfica. ...
  4. Lugares importantes na sua história autobiográfica. ...
  5. Detalhes são sempre bem-vindos em sua autobiografia. ...
  6. Clímax da história.

Autobiografia: texto escrito em primeira pessoa; aquele que escreve relata sua própria vida, sendo, portanto, biógrafo e biografado simultaneamente.

As características da autobiografia são: narração da história da vida do próprio autor na sequência dos seus acontecimentos. uso de pronomes pessoais na primeira pessoas, por exemplo: eu, nós, comigo. uso de pronomes possessivos na primeira pessoa também, por exemplo: meu, minhas, nosso.

A terceira pessoa refere-se aos forasteiros. Você escreve sobre alguém usando seu nome ou pronomes de terceira pessoa. Esses pronomes incluem: ele, ela, dele, ela, eles, aqueles, ela, ela/seu. Outros nomes populares também são considerados apropriados.

Autobiografia: nela, o autor fala sobre si mesmo, narrando os acontecimentos mais marcantes de sua vida ou enfocando em uma experiência específica. Exemplo: O diário de Zlata, de Zlata Filipovic. Minibiografia: trata-se de um resumo a respeito da vida de alguma pessoa.

Dados como data de nascimento e morte, principais contribuições, invenções, vida pessoal, casamento e filhos são informações importantes que devem aparecer na biografia. Além disso, podemos acrescentar imagens para enriquecer o texto.

Em relação ao tempo, na autobiografia predomina o uso dos tempos verbais do pretérito perfeito e imperfeito, já que o relato tem caráter retrospectivo, e é marcado com advérbios e locuções adverbiais temporais, como: passados alguns anos, em 1950, etc., marcas próprias do discurso de relato interativo denominadas de ...

Lembrando que autobiografia pode também ser escrita em forma de: • Diário; • Poema; • Música; • Carta; • Roteiro. Orientação: Todas as pessoas têm uma história de vida com a qual pode escrever uma autobiografia.

Uma biografia é a história da vida de uma pessoa, narrada por meio de um texto. Um exemplo de biografia é o livro de Michelle Obama, cujo título é Minha história. Trata-se de uma autobiografia, pois foi escrita pela própria Michelle. Outro grande exemplo é O diário de Anne Frank.

"Auto" é o prefixo, cujo significado é "de si próprio". "Bio" é o radical, cujo significado é "vida". "Grafia" é o sufixo, cujo significado é "escrita".

Conforme o próprio nome do gênero literário diz, biografias não autorizadas são criadas sem a autorização expressa do indivíduo biografado. Esse tipo de obra ganhou grande repercussão em 2006, quando foi publicada a biografia não autorizada do canto Roberto Carlos.

Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.

A biografia é um espaço para os leitores conhecerem o autor ou autora da história. Por isso, tente falar informações do tipo: quantos anos tem, onde nasceu, o que gosta de fazer, se tem algum pet, se pratica algum esporte… conte curiosidades que definem nossa estrela!

3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo. No enunciado “Aquela cadeira é vermelha.”, o verbo está conjugado na 3ª pessoa, ainda que “cadeira” não seja um ser propriamente dito.

c) A terceira pessoa verbal relaciona-se com a terceira pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais ele / ela (singular) e eles / elas (plural). Dessa forma, no discurso em terceira pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com a pessoa de quem se fala. Exemplo: Ele estuda muito.