Quais são os crimes nas redes sociais?

Perguntado por: isalgado8 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Os tipos de crimes cibernéticos incluem: Fraude por e-mail e pela Internet. Fraude de identidades (onde informações pessoais são roubadas e usadas). Roubo de dados financeiros ou de pagamento com cartão.

Entre os crimes com mais incidência, estão o furto e compartilhamento de dados, crimes contra a honra (injúria) e estelionato virtual, com a utilização de dados bancários das próprias vítimas. Quando falamos em crimes virtuais, também é precisa debater a questão da desinformação.

Todos aqueles crimes que ocorrem dentro do ambiente virtual, são considerados crimes cibernéticos, o envio de vírus, códigos, programas maliciosos, furtos de dados bancários e de comércio eletrônico, esses são alguns exemplos de crimes que buscam roubar ou danificar os dados dos usuários.

Em resumo, são considerados cibercrimes: a fraude, o furto e o estelionato praticados com o uso de dispositivos eletrônicos como celulares, computadores e tablets, dentre outros. No ramo empresarial, um crime cibernético costuma estar relacionado às seguintes possibilidades: Roubo de dados para espionagem industrial.

Continue a leitura e venha conhecer os sete crimes mais cometidos via internet!

  • 1 – Plágio. ...
  • 2 – Invasão de dispositivo informático/Furto de dados. ...
  • 3 – Calúnia, difamação e injúria. ...
  • 4 – Incitação/Apologia ao crime. ...
  • 5 – Pirataria digital. ...
  • 6 – Divulgação de fotos íntimas. ...
  • 7 – Criação de perfil fake.

Spear-phising vaza e-mails de milhões de pessoas
Uma das violações de dados de maior alcance de todos os tempos aconteceu em 2011, quando a Epsilon, uma empresa de e-mail marketing, teve seu banco de dados de endereços de e-mail de clientes roubados por hackers.

Tema atualizado em 11/10/2021. A divulgação em rede social de mensagens ofensivas, difamatórias e não autorizadas configura ato ilícito indenizável a título de danos morais, por violação a direitos da personalidade, como imagem, honra, liberdade, intimidade, legítima expectativa, dentre outros.

Trata-se dos crimes de calúnia, difamação e injúria. O mais grave é o crime de calúnia, que é imputar falsamente a alguém a prática de um ato criminoso (a pena é de detenção de seis meses a dois anos).

Conforme a nova redação do Código, o crime de invasão de dispositivo informático passará a ser punido com reclusão, de um a quatro anos, e multa, aumentando-se a pena de um terço a dois terços se a invasão resultar em prejuízo econômico. Antes, a pena aplicável era de detenção de três meses a um ano e multa.

Mulheres são as maiores vítimas de abusos online
São as mulheres a maior parte das vítimas de exposição de fotos ou vídeos íntimos (nudes) que circulam pela internet.