O que é aranha no olho?

Perguntado por: rdorneles . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 4 votos

“Moscas volantes” são pequenas opacificações que parecem flutuar no campo de visão. Elas ocorrem devido a pequenas condensações no vítreo (gel que preenche a cavidade posterior do globo ocular).

Entre as causas mais comuns para o desenvolvimento das moscas volantes está a idade. O envelhecimento natural pode causar alterações na estrutura do vítreo, levando ao seu descolamento e à consequente intervenção de agentes estranhos. A segunda causa mais frequente para essas manchas na visão é a alta miopia.

As moscas volantes podem assumir formas diversas, como pequenos pontos, círculos, linhas, nuvens ou teias de aranha. Com o passar da idade, o processo de envelhecimento resulta no espessamento ou contração do gel vítreo, formando grumos ou filamentos dentro do olho.

Moscas Volantes: Tratamento
Naqueles casos em que o incômodo visual é muito grande para o paciente, pode ser necessária uma cirurgia para a retirada do tecido de dentro do olho responsável pelo incômodo visual. Esse procedimento é indicado somente em casos muito selecionado e a cirurgia é a vitrectomia via pars plana.

O surgimento das moscas volantes pode ser causado pelo envelhecimento, visto que podem ocorrer alterações no humor vítreo com o avançar da idade. Contudo, o problema também pode acometer quem tem miopia ou alguma inflamação ocular, passou pela cirurgia de catarata ou sofreu traumatismo no olho.

Então, continue a leitura e saiba quais são as possíveis causas para as moscas volantes!

  1. Envelhecimento. Todas as pessoas estão sujeitas a ter moscas volantes. ...
  2. Miopia. ...
  3. Cirurgia de catarata. ...
  4. Inflamações oculares. ...
  5. Traumas. ...
  6. Descolamento de retina. ...
  7. Doenças vasculares. ...
  8. Descolamento do vítreo.

A ecografia ocular também permite a avaliação das moscas volantes que se localizam no fundo do olho, no vítreo, que é uma gelatina transparente que fica na frente da retina. As moscas volantes são aqueles pontinhos pretos que se mexem de um lado para o outro na visão.

A produção da seda que dá origem às teias acontece nas chamadas “fiandeiras” das aranhas. O órgão possui bolsas internas onde é fabricado um tipo de líquido que “endurece” em contato com o ar.

Uma das causas pode ser o envelhecimento natural do olho que faz com que essas partículas do vítreo se soltem. Em outras situações, a causa pode estar relacionada a presença de grau com miopia. Ainda em outros, a causa das moscas volantes pode ser a existência de doenças oculares, como veremos a seguir.

Os sintomas são outros: visão turva e embaçada, sombra central ou periférica dependendo da região da retina afetada, que progride à medida que o deslocamento evolui, flashes luminosos (fotopsias), “moscas volantes”, isto é, a sensação de insetos voando diante dos olhos e, nos casos mais graves, perda total da visão.

As moscas volantes geralmente não necessitam tratamento. Algumas delas podem permanecer no campo de visão, porém muitas diminuem ou desaparecem com o tempo, deixando de incomodar. Uma avaliação com o oftalmologista poderá indicar se há ou não indicação de tratamento.

O problema pode acontecer em qualquer idade, no entanto, é mais comum em pessoas a partir dos 45 anos de idade, devido ao processo de envelhecimento natural do olho.

Grande parte das espécies de moscas estão ligadas à presença e alimentação relativas à lixos, fezes, resíduos despejados e outros. Com isso a presença e o contato com esse pequeno inseto podem se tornar extremamente sujos e prejudiciais.

A presença de moscas volantes na visão pode ser acentuada em situações de estresse, cansaço e ansiedade. Esses fatores podem tornar as manchas mais perceptíveis ou aumentar sua quantidade. É importante ressaltar que, na maioria dos casos, as moscas volantes não são um sinal de uma condição grave ou preocupante.

Efeitos do estresse na visão
A ansiedade por si só pode causar o desenvolvimento de muitos sintomas oculares e visuais diferentes, dentre eles podemos listar: Visão embaçada, halos ou sombras. Nebulosidade na visão.

As moscas na visão ou moscas volantes são consequência de um processo chamado descolamento do vítreo. O vítreo é um gel transparente que preenche o olho por dentro. Este processo é normal, fisiológico do envelhecimento.