Quais são os 7 crimes virtuais mais praticados?

Perguntado por: rluz8 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Crimes Virtuais: descubra quais são os 7 mais cometidos!

  • 1 – Plágio. ...
  • 2 – Invasão de dispositivo informático/Furto de dados. ...
  • 3 – Calúnia, difamação e injúria. ...
  • 4 – Incitação/Apologia ao crime. ...
  • 5 – Pirataria digital. ...
  • 6 – Divulgação de fotos íntimas. ...
  • 7 – Criação de perfil fake.

O Brasil é o quinto país mais atacado por cibercriminosos. O ataque cibernético desabilita computadores, rouba dados e viola sistemas. Criminosos virtuais utilizam diversos meios para promover esses ataques, tais como: malware, phising e ransomware.

As fraudes bancárias e de cartão de crédito, também geradas pelo roubo de dados pessoais, são os delitos digitais recorrentes no Brasil, mas os crimes cibernéticos se especializam e avançam ao mesmo tempo em que a tecnologia.

No Brasil, os crimes mais comuns envolvem roubo, furto, assalto e arrombamento, frequentemente ligados à desigualdade social, falta de emprego e oportunidades econômicas limitadas.

Conheça os 5 maiores ataques cibernéticos da história e veja como eles foram executados!

  • Internet paralisada por ataques cibernéticos DDoS. ...
  • Worm entra em guerra digital com consequências físicas. ...
  • Ransomware expõe dados do mundo todo. ...
  • Spear-phising vaza e-mails de milhões de pessoas. ...
  • Dados de 3 bilhões de usuários vazados.

Mulheres são as maiores vítimas de abusos online
São as mulheres a maior parte das vítimas de exposição de fotos ou vídeos íntimos (nudes) que circulam pela internet.

Os crimes cibernéticos são os delitos praticados contra ou por auxílio de computadores, redes de computadores, celulares, tablets ou dispositivos móveis, cometidos por hackers, crackers e/ou cibercriminosos, possuindo como objetivo na grande maioria das vezes a obtenção de lucro.

Crime virtual - acontece quando os hackers atacam os sistemas para interrompê-los ou roubá-los. Ataque cibernético - acontece quando um indivíduo tenta utilizar ou acessar um dispositivo de forma indevida para expor, alterar, excluir, roubar ou obter acesso às informações nele contidas.

Esses delitos cometidos no âmbito digital, muitas vezes são nomeados como: crimes cibernéticos, crimes digitais, crimes eletrônicos, crimes da informática, crimes cometidos na internet, cybercrimes, fraudes eletrônicas, delitos computacionais, dentre outros, mas todos eles referem-se, à prática delituosa cometida no ...

- Recorde de venda de armas -Nos Estados Unidos, mais de 75% dos homicídios são cometidos com armas de fogo. Um recorde de mais de 23 milhões de armas foram vendidos em 2020, e mais de 20 milhões em 2021, segundo os números do site Small Arms Analytics.

As mortes violentas intencionais levam em conta os crimes de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e feminicídio). Ao todo, o Brasil registrou queda de 2,4% nas mortes violentas intencionais de 2022 para 2021: de 48,4 mil para 47,5 mil (veja o histórico por estado na arte abaixo).

São considerados hediondos: tortura; tráfico de drogas; terrorismo; homicídio, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente; homicídio qualificado; latrocínio; extorsão qualificada pela morte; extorsão mediante seqüestro e na forma qualificada; estupro; atentado ...

Depois de cumprir pena na prisão após ser acusado de uso ilegal de um dispositivo telefônico e fraude de computador, Mitnick fundou sua própria empresa de consultoria de segurança. O americano ganhou o título de "hacker mais famoso do mundo" por ser o primeiro conhecido globalmente.

Mitnick

Mitnick ganhou fama global em meados da década de 1990, quando foi preso pelo FBI sob acusação de hacking de computador e fraude eletrônica. Ele foi condenado à prisão após um acordo judicial e mais tarde escreveria livros e perseguiria celebridades como o chamado “hacker mais famoso do mundo de todos os tempos”.

1. Solar Winds. Solar Winds é considerado, por muitos, como o maior e mais sofisticado dos ataques hackers da história. Isso porque, durante a invasão, foram utilizadas diferentes táticas e estratégias para ter acesso ao material confidencial.