Quais os benefícios da melatonina para a saúde?

Perguntado por: lxavier . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 12 votos

A melatonina também possui potente ação antioxidante e anti-inflamatória, além de poder atuar como neuroprotetor e participar de ações como modulação do sistema cardiovascular, melhora da memória, metabolismo de glicose e lipídeos, homeostase óssea e inibição tumoral.

Quando usada em doses altas, a melatonina pode causar efeitos indesejáveis, como sonolência durante o dia, tonturas, dor de cabeça, náuseas, cólicas abdominais e tremores. Em alguns casos, pode piorar quadros de depressão, causar ansiedade leve, aumento da pressão arterial, sonhos excessivos, coceira e suor noturno.

A suplementação de melatonina não costuma causar efeitos colaterais e é segura. Mas, se ela for usada sem critério e em quantidades muito altas, pode gerar sintomas como: pesadelos ou sonhos muito vívidos, fadiga ou sono exagerado durante o dia, além de falta de concentração e agravamento da depressão.

Geralmente, a substância deve ser ingerida uma vez ao dia, 30 minutos até uma hora antes de dormir. A Anvisa liberou o uso da melatonina na posologia de 0,21 mg por dia, para adultos maiores de 19 anos, tomada por via oral, na forma de comprimido ou em gotas.

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo próprio organismo, mais especificamente na glândula pineal, localizada no cérebro, que ajuda a definir o ciclo circadiano – o “relógio biológico” de aproximadamente 24 horas que informa ao corpo quando é hora de dormir e de acordar, sincronizando as funções ...

A melatonina em excesso pode quebrar a ciclicidade que existe nas 24 horas do dia. "Se eu tomar uma dose supra-fisiológica (elevada), essa dose pode prejudicar a queda natural de melatonina que ocorre pela manhã", ressalta Poyares.

Em geral, a maioria das pessoas pode tomar melatonina, mas há algumas exceções: gestantes, lactantes, crianças e pessoas cujo trabalho requer atenção constante devem evitar o uso do medicamento. Além disso, pacientes com distúrbio autoimune, convulsão ou depressão também devem evitá-lo.

Outros pontos positivos ao tomar melatonina ou triptofano são: a regeneração correta e formação dos músculos durante o descanso e o controle da ansiedade por conta da redução dos níveis de cortisol. Além disso, essas substâncias ajudam no emagrecimento, melhoram a memória e promovem o bem-estar durante o dia.

A glândula, por sua vez, inicia a produção de melatonina, sinalizando ao corpo que é hora de dormir. O pico de liberação costuma acontecer entre 2h e 3h da madrugada, variando de acordo com o organismo de cada pessoa.

A proibição foi publicada em 23/8/2023, por meio da Resolução - RE 3.148, de 22 de agosto de 2023. A medida foi adotada porque a melatonina não é autorizada para uso em suplementos alimentares destinados a crianças e adolescentes, e não há segurança de uso comprovada junto à Anvisa para essas faixas etárias.

Situações que podem interferir com a produção natural do hormônio do sono. Diversas situações podem interferir no ciclo natural da melatonina, incluindo trabalho noturno, jet lag, idade avançada, exposição frequente à luz artificial durante a noite, problemas de visão, etc.