Qual o maior produtor de ópio do mundo?

Perguntado por: alima . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 19 votos

O Afeganistão é responsável por mais de dois terços da produção do ópio no mundo.

O Afeganistão e o México são as principais fontes de drogas derivadas de ópio no mundo. Os principais mercados são Estados Unidos e Europa, onde o uso dessas substâncias não para de crescer.

Afeganistão

O Afeganistão é, a partir de março de 2008, o maior produtor de ópio no mundo, à frente da Birmânia (Myanmar) e do "Triângulo Dourado". O Afeganistão é o principal produtor de ópio no "Crescente Dourado". A produção de ópio no Afeganistão tem vindo a aumentar desde a ocupação dos Estados Unidos iniciada em 2001.

O cultivo da planta é legal, serve de fonte de matéria-prima em laboratórios farmacêuticos. Porém, grande parte das plantações é ilegal, sua produção é destinada ao comércio clandestino de ópio e heroína. No mercado ilegal o ópio é vendido em barras ou reduzido a pó e embalado em cápsulas ou comprimidos.

Muitas substâncias com grande atividade farmacológica podem ser extraídas de uma planta chamada Papaver somniferum, conhecida popularmente com o nome de papoula do oriente. Ao se fazer cortes na cápsula da papoula, quando ainda verde, obtém-se um suco leitoso, o ópio (a palavra ópio em grego quer dizer suco).

Colômbia

A Colômbia, o maior produtor mundial de cocaína, aumentou a área de colheita de folhas de coca em quase 13% em 2022, atingindo um recorde de 230 mil hectares — território maior que a cidade de São Paulo e quase duas vezes o tamanho da cidade do Rio de Janeiro —, de acordo com um relatório do Escritório das Nações ...

Com permissão estadual, vale até comercializar a droga. Além da maconha, que é uma das poucas drogas permitidas nos demais países do globo, Bangladesh permite o uso de ópio – um suco espesso extraído dos frutos imaturos de várias espécies de papoulas soníferas, utilizado como narcótico.

Utilizada milenarmente no Egito, Pérsia e Índia, a planta é natural do Oriente e não tem produção no Brasil. Portanto, a única maneira de a semente ser utilizada no país é por meio de importação.

O ópio

O ópio, substância original desse grupo farmacológico, é extraído da papoula, nome popular do Papaver somniferum, uma das muitas espécies da família das Papaveráceas, que se caracteriza por apresentar folhas solitárias e frutos capsulados.

6. Papoula (Papaver somniferum L.) Essa plantinha pode parecer inofensiva, mas a papoula é considerada a mãe dos opiáceos, incluindo o ópio e a heroína. Nativa do Oriente, a papoula nunca teve uma grande produção no Brasil e teve seu cultivo proibido com a crise dos opioides nos Estados Unidos e na Europa.

cocaína rosa

As autoridades brasileiras se preocupam com a popularização da cocaína rosa, droga mais potente e cara, que já é famosa na Argentina. Segundo investigações, o alto custo de produção torna a droga complicada de produzir pelo PCC, mas a droga é suspeita de ser a causadora de tragédias no exterior.

Um grama de ópio custa cerca de 40 euros (R$ 205) no mercado clandestino.

desomorfina

Conheça a Krokodil: Apesar de ter sido inventada para uso médico em 1932, quando era chamada de desomorfina, a atual droga mais mortal e poderosa que existe na atualidade só começou a fazer sucesso mesmo nos últimos 10 anos, em especial depois que seu relativamente simples método de fabricação foi descoberto.

Do ópio também pode-se obter opiáceos naturais , como a morfina (alcalóide com efeito narcótico), e a codeína, e os opiáceos semi-sintéticos, onde temos como exemplo a heroína.

A maconha (palavra de origem angolana) é uma das drogas extraídas de plantas mais antigas, os registros mais remotos datam de 2723 a.C., quando foi mencionada na Farmacopéia chinesa.

O ópio era produzido pela Companhia Britânica das Índias Orientais em solo indiano e levado por mercadores para ser vendido na China, entrando principalmente por Cantão. O comércio só aumentava. Quadruplicou entre o fim do século XVIII e 1838 (ano anterior à Primeira Guerra do Ópio).