Qual é o princípio ativo do zolpidem?

Perguntado por: udorneles . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 16 votos

LIORAM possui como princípio ativo o zolpidem, um agente hipnótico pertencente ao grupo das imidazopiridinas. Estudos experimentais demonstraram que zolpidem promove um efeito sedativo em doses muito inferiores àquelas necessárias para obtenção de um efeito anticonvulsivante, relaxante muscular ou ansiolítico.

STILNOX é um medicamento que possui em sua fórmula uma substância chamada zolpidem. O zolpidem age sobre os centros do sono que estão localizados no cérebro.

O que é mais forte: zolpidem ou clonazepam? Os dois medicamentos agem sobre o mesmo receptor no cérebro, o GABA-A. O clonazepam pode ser considerado mais forte por ter um tipo de ação mais amplo, com mais efeitos.

Tartarato Zolpidem 10mg Genérico Sandoz 10 Comprimidos m é um medicamento que possui em sua fórmula uma substância chamada zolpidem.

Esse medicamento só pode ser vendido sob prescrição médica e com retenção da receita. Quanto tempo o zolpidem faz dormir? Logo após a sua ingestão, o início de ação acontece em 30 minutos. Portanto, é recomendado que você tome o medicamento ao se deitar para dormir por causa da sua rápida ação.

O zolpidem atua num receptor dos nossos neurônios e mexe com um químico cerebral chamado ácido gama-aminobutírico, também conhecido pela sigla Gaba. "Isso, por sua vez, promove uma cascata de eventos que faz a gente ficar sedado e dormir", explica a médica Sandra Doria, do Instituto do Sono, em São Paulo.

O sedativo mais utilizado nessa classe é o Zolpidem, mas seu uso deve ser de curto prazo para evitar problemas com dependência e/ou tolerância ao medicamento. Um outro queridinho, que ganhou ainda mais força após a aprovação da Anvisa recentemente, é a Melatonina.

Lorazepam. O Lorazepam pertence à classe dos benzodiazepínicos e pode ser usado para o tratamento de ansiedade, abstinência alcoólica, convulsões e insônia. Seu efeito é rápido, mas duradouro. Além disso, permite o controle da insônia durante a noite toda.

Alucinações, compras e apagões: os perigos de não dormir após tomar zolpidem.

O hemitartarato de zolpidem é um medicamento de tarja preta e uso controlado – justamente devido aos potenciais riscos da sua utilização. Nossas leis determinam que remédios como ele (que possuem a famosa tarja preta) só podem ser adquiridos com apresentação da receita médica.