Pode tomar zolpidem e mexer no celular?

Perguntado por: ddavila . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Pode mexer no celular depois de tomar zolpidem? Não é recomendável realizar nenhuma atividade depois de tomar o medicamento, o que inclui mexer no celular. O ideal é tomar o medicamento logo antes de deitar para dormir. Caso contrário, o efeito pode ser diferente do esperado.

A recomendação para não consumir álcool durante o período de uso do medicamento não é exclusiva do zolpidem. A interação entre bebida e remédios pode levar a consequências diversas, como prejudicar sua eficácia ou provocar toxicidades graves.

Cerca de 5% dos indivíduos que tomam o fármaco podem sofrer com um quadro de sonambulismo e amnésia. O risco desse evento adverso aumenta se a pessoa ingerir o comprimido e não deitar na cama logo depois, como recomendado pelos médicos.

O zolpidem atua num receptor dos nossos neurônios e mexe com um químico cerebral chamado ácido gama-aminobutírico, também conhecido pela sigla Gaba. "Isso, por sua vez, promove uma cascata de eventos que faz a gente ficar sedado e dormir", explica a médica Sandra Doria, do Instituto do Sono, em São Paulo.

A interrupção abrupta do tratamento pode gerar insônia de rebote, uma dificuldade de dormir transitória que pode ser ainda superior àquela que causou a prescrição do medicamento, segundo a bula. Além disso, parar de tomar o remédio sem acompanhamento também pode resultar em alterações de humor, ansiedade e agitação.

O zolpidem não pode ser misturado com bebidas alcoólicas ou medicamentos que tenham álcool em sua composição. Além disso, a bula recomenda não tomar zolpidem junto com outros hipnóticos, antipsicóticos, ansiolíticos, sedativos, antidepressivos, analgésicos, antiepilépticos, anestésicos e anti-histamínicos.

Quanto tempo o zolpidem faz dormir? O zolpidem é um medicamento que começa a fazer efeito cerca de 15 a 30 minutos após a ingestão. O seu efeito máximo ocorre em cerca de uma hora. A duração do efeito do zolpidem pode variar de acordo com a dose utilizada, podendo durar de 6 a 8 horas.

O zolpidem vendido em comprimidos tem ação rápida: funciona em aproximadamente 30 minutos. A versão sublingual tem resultado ainda mais acelerado, já que age em cerca de 15 minutos. O efeito do medicamento é de até quatro horas.

O hemitartarato de zolpidem serve para tratar pacientes com distúrbios relacionados ao sono. Além disso, o zolpidem possui propriedades ansiolíticas, ajudando a tratar sintomas de ansiedade.

“Caso o zolpidem seja consumido e a pessoa exerça alguma atividade que não seja deitar para dormir, existe o risco da amnésia dos atos após o uso da medicação”, explica a neurologista Márcia Assis, vice-presidente da Associação Brasileira do Sono.

De acordo com Davi Teixeira Urzedo Queiroz, neurologista do Hospital Vila da Serra, "o zolpidem é um medicamento indicado para quem tem insônia, tanto pela demora em começar a dormir, mas também para aquelas pessoas que acordam muito durante a noite. Mas não é tão simples assim.

Comuns: alucinações, agitação, pesadelos, depressão. Incomuns: confusão, irritabilidade, inquietação, agressividade, sonambulismo, humor eufórico. Rara: alteração na libido. Muito raras: desilusão e dependência (sintomas de retirada ou efeito rebote podem ocorrer após a descontinuação do tratamento).