O que acontece com o cérebro quando a pessoa não dorme?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Portanto, sem dormir, o instituto alerta que a pessoa pode não formar ou manter os caminhos no cérebro que lhe permitem aprender e criar novas memórias. Fora isso, também fica mais difícil se concentrar e responder rapidamente às diferentes situações do dia a dia.

Aumento do risco de desenvolver doenças crónicas, como a obesidade, a diabetes, hipertensão arterial, entre outros; Perturbações do humor, desenvolvendo-se ansiedade e depressão; Diminuição da capacidade raciocínio e atenção, afetando o seu desempenho profissional; Riscos para a segurança, nomeadamente na condução.

Pode-se sentir mudanças de humor, paranoias e até mesmo alucinações. Um exemplo de como o nosso corpo reage após horas e dias sem dormir é o caso do americano Randy Gardner, que em janeiro de 1964 entrou para o Guinness Book (o livro de recordes mundiais) após ficar 264 horas (cerca de 11 dias e 25 minutos) sem dormir.

Dra. Dalva lista os principais sintomas de insônia no curto e no longo prazo: "No curto prazo, é observado irritabilidade, sonolência, dificuldade para se concentrar e mal-estar geral. Alguns indivíduos suscetíveis podem ter dor de cabeça e até mesmo aumento da pressão arterial.

Esse processo é muito importante para a saúde do coração. Por essa razão é que diversos estudos mostraram que a privação do sono aumenta o risco de hipertensão arterial”, comenta o Dr Pedro. “Outra situação que precisa ser reparada enquanto dormimos está relacionada à regulação do apetite.

Como o sono afeta o cérebro: entenda
Outro problema é o aumento das chances de causar acidentes, dormir pouco compromete os estímulos e respostas psicomotoras, assim como pode afetar a memória, por vários motivos, como conta Eckeli: “Quando dormimos mal, ficamos desatentos e, se não prestamos atenção, não aprendemos.

Os distúrbios do sono mais comuns são a insônia, a apnéia obstrutiva do sono e a síndrome das pernas inquietas. São comuns também o sono insuficiente e o atraso de fase de sono. Insônia: A insônia é a dificuldade de iniciar o sono, mantê-lo continuamente durante a noite ou o despertar antes do horário desejado.

O Guinness Book de recordes mundiais não considera mais tentativas do gênero por acreditar que a prática é muito perigosa. O último recorde registrado é do finlândes Toimi Soni, que passou 276 horas sem dormir.

Trazodona: é um fármaco antidepressivo. Além da insônia, ele é recomendado para o tratamento da depressão com ou sem episódios de ansiedade ou dor crônica.

Essas pequenas pausas na respiração diminuem a entrada de ar nos pulmões e fazem com que a concentração de oxigênio no sangue diminua, causando um aumento nos batimentos cardíacos e provocando hipertensão (pressão alta) e arritmia cardíaca.