O que acontece com meu corpo se eu tomar whey?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 25 de setembro de 2023
3.9 / 5 15 votos

No geral, é possível consumi-lo: · ao acordar — melhora a reposição de nutrientes do corpo e evita a perda de massa magra; · pré-treino — auxilia no uso de energia durante os exercícios e diminui o catabolismo; · pós-treino — favorece a hipertrofia e a recuperação muscular.

Você sabia que, além de ajudar a definir os músculos do seu corpo, o whey protein também ajuda no funcionamento do sistema imunológico? Isso porque, quando você toma o whey, consome proteínas do leite que ajudam o seu corpo a formar anticorpos! Ou seja: seu organismo fica mais resistente pra combater algumas doenças.

Aumento de desempenho
Não é só a hipertrofia que ocorre com o consumo regular do Whey Protein. As proteínas também ajudam no aumento da força. Desse modo, se o objetivo é treinamento muscular, é possível ter um resultado melhor e elevar o desempenho com a suplementação adequada.

Por ser uma proteína de alta qualidade, é capaz de fornecer os aminoácidos essenciais necessários para a manutenção da massa magra, mesmo durante a perda de peso. A proteína leva mais tempo para ser digerida, fornecendo uma sensação prolongada de saciedade e redução do apetite.

E a gente já adianta: sim, suplementos de whey protein podem fazer parte de sua rotina! O importante, como sempre, é ter o acompanhamento de um nutricionista para avaliar seu caso e então entender melhor suas necessidades nutricionais individuais.

Tomar Whey Protein dá barriga
Mito! O que causa o acúmulo de gordura abdominal é uma dieta hipercalórica que proporcione um superávit calórico, ou seja, consumir mais calorias do que sua necessidade energética diária.

No entanto, se você não está treinando, a quantidade de proteína que você precisa é geralmente menor do que a de alguém que está fazendo exercícios regularmente. O consumo excessivo de proteínas, sem o exercício adequado, pode levar ao ganho de peso, pois o excesso de calorias é armazenado como gordura no corpo.

Por outro lado, existem alguns estudos os primeiros benefícios podem ser obtidos logo após o treino, com duração média de até 72 horas. “O whey protein tem início após um treino e pode durar até 72 horas ou mais, dependendo da intensidade e duração do exercício realizado, mas não existe uma regra.

Sem dúvida essa é uma das fake news que existem no mundo de nutrição, e os estudos comprovam: não há relação entre whey protein e aumento de peso! Mesmo porque, assim como os carboidratos, as proteínas fornecem 4kcal por grama, ao contrário das gorduras, que a cada 1g, fornecem 9kcal.

Não, por ser uma proteína de alto valor biológico, fácil digestão, baixo teor de carboidratos, gorduras, sódio, lactose e calorias. Se consumida da forma correta, sem excesso! Whey Protein não vai te engordar.

Em resumo, se você estiver procurando aumentar a sua força e energia, a creatina pode ser a melhor escolha para você. Por outro lado, se você estiver mais interessado em construir e manter a massa muscular magra e, além disso, melhorar a sua recuperação muscular após o treino, o whey pode ser a escolha ideal.

O Whey é rico em um componente chamado lactoferrina, que tem o poder de evitar e até mesmo aliviar lesões inflamatórias de acne, por ter alta capacidade anti-inflamatória, antimicrobiana e antioxidante.

Nesse sentido, não é necessário consumir Whey o tempo todo e em todas as refeições. Para atingir seu objetivo o suplemento pode ser ingerido cerca de duas vezes ao dia e em quantidades controladas, de acordo com a necessidade de cada organismo.

Algumas pesquisas mostram que o pós treino é um dos melhores momentos para consumir essa proteína, pois é nesse momento que organismo mais precisa dos aminoácidos presentes na proteína para recuperar as fibras musculares que foram “desgastadas” durante o treino auxiliando o tecido muscular a se regenerar.